segregacção socioespacial

1311 palavras 6 páginas
Geografia
1-Caracterização
Localização(Larissa) : Anchieta se encontra na zona norte do rio de janeiro considerado um lugar classe média baixa etc....
Histórico (Barbára): O nome deriva de uma homenagem ao padre jesuíta José de Anchieta.Foi fundado em 1º de outubro de 1896, juntamente com a construção da sua estação de trem, que se tornou ponto de referência da região. Fazia parte da Estrada de Ferro Central do Brasil, a espinha dorsal de todo o seu sistema ferroviário da época. O primeiro trecho da ferrovia na qual o bairro está localizado ficava entre Belém, atual Japeri e a estação Dom Pedro II (Central do Brasil).
Antes da fundação, em 1896, as terras eram pertencentes às fazendas Sapopemba e Nazaré. No século XIX essas antigas e prósperas propriedades eram grandes produtoras de café e cana-de-açúcar.
Em grande destaque na região como opção de lazer e comércio é a Praça Granito, maior praça do subúrbio carioca
• Origem da População(Lucas): A Região Administrativa Anchieta tem uma população de 158.318 habitantes, correspondentes a 2,50 % do total da população da cidade do Rio de Janeiro.
Observa-se que a população é urbana e apresenta uma participação feminina relativamente superior à masculina em uma proporção de 88,10 homens para cada 100 mulheres.A maioria da população encontra-se na faixa etária entre 30 e 49 anos, seguida pela faixa de 50 ou mais anos. • Realidade sócio demográfica( Igor): Observa-se que as microempresas representam 91,7% do total dos estabelecimentos formais existentes na Região Administrativa Anchieta e que a maior concentração dessas empresas é verificada no setor de Comércio.
Periferias segregadas, segregação das periferias

O Rio de Janeiro é marcado por um processo histórico de produção desigual do espaço urbano, cujo fenômeno da segregação é a sua expressão mais evidente. No âmbito do processo urbano regional, tendo como recorte espacial privilegiado para análise a região da metrópole fluminense, se assiste o

Relacionados