Segredos da comunicação escrita ung

Páginas: 8 (1924 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
ESTRATÉGIAS

João José Samarão Gonçalves

Tipos de Estratégias
 As

Estratégias Empresariais podem ser classificadas em 4 (quatro) tipos básicos:
 Sobrevivência;  Manutenção;  Crescimento;  Desenvolvimento.

Expressões utilizadas
            

BENCHMARKING (copiar o que é bom) TURNOVER (rotatividade) OUTPLACEMENT (recolocação profissional) MARKET SHARE(participação de mercado, fatia) OLIGOPÓLIO (mais de um vendedor) MONOPÓLIO (apenas um vendedor) STAKEHOLDERS (público interessado) DOWNSIZING (redução, corte, eliminação) DOWN GRADE (cair um nível ou mais) UP GRADE (elevar um nível ou mais) CORE BUSINESS (negócio central, atividade-fim) OUTSOURCING (terceirização) DUE DILLIGENCE (levantamento de informações, auditoria completa)  JOINT-VENTURE (aliança comtroca de expertise)

Tipos de Estratégias
 SOBREVIVÊNCIA (Ameaças + Pontos fracos)


Não há outra alternativa ou se trata de um objetivo a curto prazo (pode ser adquirida)  Ambiente e a empresa estão em situação desfavorável  Conseqüências serão desastrosas caso a empresa a adote por medo  Principal característica: empresa corta custos e pára os investimentos. Ex:





reduçãode custos (recessão); desinvestimento (não investir para não comprometer o negócio); liquidação do negócio (quando a empresa se dedica a um único negócio e após o declínio deste, não foi substituído, inovado ou reativado)

SOBREVIVÊNCIA (Ameaças + Pontos fracos)
 A estratégia de Sobrevivência pode enveredar para o campo da

estratégia de redução. As estratégias de CRESCIMENTO e ESTABILIDADEsão adotadas por empresas que ocupam posições competitivas no mercado, enquanto que a de SOBREVIVÊNCIA/REDUÇÃO é adotada quando o desempenho das UN está abaixo do esperado ou quando coloca a sobrevivência da empresa em risco. A REDUÇÃO pode tomar uma das três formas: 1- REVIRAVOLTA (TURNAROUND): Para deixar a empresa mais enxuta e eficaz. Elimina resultados não lucrativos, diminui ativos, efetualeasing, diminui compras, reduz o tamanho da força de trabalho (downsizing), corta custos de distribuição, revê linhas de produção, revê grupo de clientes. (Ex.: Chrysler Corporation, com Lee Iacocca).

SOBREVIVÊNCIA (Ameaças + Pontos fracos)
2- DESINVESTIMENTO: A empresa vende ou faz um spin-off de UN. A UN pode ser vendida para outra empresa, grupo de investidores, investidor individual oufuncionários/administradores (spin-off). Ex.: Singer, que vendeu a UN original (fábrica de máquinas de costura) e se concentrou em produtos eletrônicos de alta tecnologia. 3- LIQUIDAÇÃO OU FECHAMENTO: Trata-se do último recurso estratégico, quando nada dá certo ou inexiste outra alternativa viável que reverta a situação crítica enfrentada pela alta administração. Ocorre com a venda dos ativos.Muitos stakeholders sofrem com esta postura. Funcionários perdem o emprego; o Governo perde impostos; acionistas perdem investimentos; fornecedores perdem um cliente; comunidade sofre com o aumento do desemprego;

MANUTENÇÃO (Ameaças + Pontos Fortes)
 Postura preferível quando a empresa está enfrentando ou

espera encontrar dificuldades, e a partir dessa situação prefere tomar uma atitudedefensiva diante das ameaças. É adotada em decorrência de dois motivos, que justificam a manutenção do seu tamanho e das linhas atuais de negócio:
 A empresa passa a concentrar seus esforços administrativos

nas empresas existentes, com o objetivo de aumentar suas posições competitivas. Ao invés de adquirir novas unidades, despendendo grandes esforços administrativos, a gestão passa a gerenciarmelhor a posição atual, através da inovação ou da melhoria continua dos produtos e serviços (Manutenção das linhas de negócio)

MANUTENÇÃO (Ameaças + Pontos Fortes)
 A alta administração pode entender que o custo de acrescentar

novas empresas pode ser superior aos benefícios potenciais (Manutenção de tamanho).
 Se a empresa atua em um único setor, a estratégia de

manutenção é aquela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segredos da comunicação escrita
  • Fichamento de transcrição: Segredos da comunicação escrita
  • Comunicacao Escrita
  • comunicação escrita
  • comunicação escrita
  • Comunicação escrita
  • Comunicação Escrita
  • Comunicaçao escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!