Segmento Ureo E Sua Abordagem Na Arquitetura TRABALHO NTRODU O AO DESENHO

1879 palavras 8 páginas
Segmento Áureo e sua abordagem na Arquitetura...

Introdução

Presente em quase tudo aquilo que encontramos de mais harmonioso na Terra, o número de ouro instigou a curiosidade de muitos de nossos pensadores. Ele serviu de inspiração para matemáticos relevantes desde Pitágoras e Euclides na Grécia antiga, passando pelo matemático italiano Leonardo de Pisa que, no seu livro De Divina Proportione, apresentado em Veneza em 1509 e ilustrado por Leonardo Da Vinci, denominou-o de “Proporção Divina”.

O que é ? A proporção áurea, número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega (PHI), em homenagem ao escultor Phideas , que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618.
Também é chamada de secção áurea, razão áurea, razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção, divina seção , proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência . O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias.

A HISTÓRIA DO NÚMERO DE OURO A história deste enigmático número perde-se na antiguidade. No Egito as pirâmides de Gizé foram construídas tendo em conta a razão áurea: a razão entre a altura de uma face e a metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro, conforme pode ser observado na Figura 1. Figura 1 – A pirâmide de Khéops, em Gisé.

Outro exemplo da proporção áurea na antiguidade é o Papiro de Rhind (Egípcio) ou Ahmes que mede 5,5 metros de comprimento por 0,32 metros de largura, datado aproximadamente no ano 1650 a.C. onde encontramos um texto matemático na forma de manual prático que contém 85 problemas copiados em escrita hierática pelo escriba
Ahmes de um trabalho mais antigo. Refere-se a uma «razão sagrada» que se crê ser o número de ouro. Esta razão ou seção áurea também aparece em muitas estátuas da antiguidade. Figura 2 - O Papiro de Rhind.

Relacionados