Segmentação turística Carbocloro.

1624 palavras 7 páginas
Carbocloro.

Fundamentos do Turismo 1.

São Paulo, Novembro de 2014.

História de Cubatão.

Em 1532, Martim Afonso de Souza desembarca em São Vicente para dar início ao projeto de colonização portuguesa no Brasil. São feitas, então, as primeiras doações de terras à colonos portugueses (sesmarias). Doações, estas, que coincidem em grande parte com o atual território de Cubatão. Cubatão era ponto de passagem obrigatório, devido a sua localização entre o planalto e o porto. Era o lugar onde tinha início a escalada da Serra do Mar.
Todas as mercadorias e pessoas vindas do planalto desciam a serra em lombo de mula ou a pé, depois utilizavam os rios que cortavam a região para chegar ao porto, pois nessa época não havia estrada que ligasse Cubatão à Santos.
Cubatão funcionava como ponto de transbordo, carga e descarga.
Em 1643, os padres jesuítas que aqui habitavam, dominavam grande parte das terras que margeiam o rio Cubatão. Em 1713, já haviam conseguido o arrendamento da Passagem do Cubatão, atual Praça Coronel Joaquim Montenegro. Haviam recebido o direito de explorar a baldeação de uma margem à outra. Mas os padres estenderam esse privilégio a toda navegação até Santos e ainda tentaram impedir a concorrência de outros particulares. Assim, ali, funcionou uma espécie de alfândega, sendo obrigatório o pagamento de um pedágio, além de alugarem botes e canoas.

Isso persistiu até 1759, quando os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas Colônias.
Tendo vindo para o Brasil alguns colonos da Ilha dos Açores, estabeleceram-se eles na referida fazenda dos extintos jesuítas e receberam os títulos das respectivas sesmarias. Eram eles: Manuel Antônio (o primeiro a vir, em 1814), Manuel do Conde, Manuel Espínola Bittencourt, Manuel Raposo e Manuel Corrêa.
Devido às más condições de subida da serra, Bernardo José Maria de Lorena, então Governador da Capitania de São Paulo, determina que seja construída melhores vias de

Relacionados