Segmentação

Páginas: 17 (4005 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Resumo
"O texto bem organizado é refratário à ausência de regras, bem como ao infinito das possibilidades ou à liberdade total em relação a limites" (Guimarães, 1993:21).

CONCEITO

DE TEXTO

Texto é um tecido verbal estruturado de tal forma que as idéias formam um todo coeso, uno, coerente. A imagem de tecido contribui para esclarecer que não se trata de feixe de fios (frases soltas), masde fios entrelaçados (frases que se jnter-relacionam). Para Orlandi (1987:159), continua: texto é uma "unidade complexa de significação '. E

"O texto pode ter qualquer extensâo: pode ser desde uma simples palavra até um conjunto de frases. O que o define não é sua extensão mas ofato de que ele é uma unidade de significação em relação à situação.
/I

E mais adiante, à página 180: "Texto é olugar, o centro comum que se faz no processo de interação entre falante e ouvinte, autor e leitor. " Todas as partes de um texto devem estar interligadas e manifestar um direcionamento único. Assim, um fragmento que trata de diversos assuntos não pode ser considerado texto. Da mesma fonua, se lhe falta coerência, se as idéias são contraditórias, também não constituirá um texto. Se os elementos dafrase que possibilitam a transição de uma idéia para outra não estabelecerem coesão entre as partes expostas, o fragmento não se configura um texto. Essas três qualidades - unidade, coerência e coesão - são essenciais para a existência de um texto. Vejamos um exemplo: "O carnaval carioca é uma beleza, mas mascara, com seu luxo, a miséria social, o caos politico, o desequilíbrio que se estabeleceentre o morro e a Sapucaf. 118

Embora todos possam reconhecer os méritos de artistas plásticos lham, o povo samba na avenida como um herói de uma acrescente-se: há man(festação em prol de que ofendem a moraL e agridem a reli~io"i(Ú,de porque se afasta de sua tradição, está tornando-se Trata-se de um fragmento que não se constitui texto. Falta-lhe coerência entre a afirmativa inicial e a final.A oração subordinada que se inicia com embora não apresenta coesão em relação à oração principal; não é possível entender o que esse "tex(O" quer dizer. Como ele apresenta várias informações, várias direções (moral, política, social, religiosa, estética), acaba por niio constituir um todo. Não há completude, inteireza, unidade. Esse conjunto de idéias entrelaçadas para formar um enunciado, capazde transmitir uma informação, ou mensagem, que é o texto, nem sempre aparece revestido de palavras: ele pode também ser constituído por um desenho, uma charge, uma figura. Neste ponto, pode-se lembrar da publicidade que se vale da utilização de imagens para veicular idéias. Um texto é mais ou menos eficaz dependendo da competência de quem o produz, ou da interação de autor/leitor, ouemissor/receptor. O texto exige determinadas habilidades do produtor, como conhecimento do código, das normas gramaticais que regem a combinação dos signos. A competência na utilização dos signos possibilita melhor desempenho na elaboração de um texto. Deve-se levar em conta também a situação em que o texto foi produzido, ou seja, seu contexto.

2 CONTEXTO
Define-se contexto como informações que acompanham otexto, cuja compreensão depende dessas informações. Assim, não basta a leitura do texto, é preciso re[Qmar os elementos do contexto, em que ele foi produzido. O contexto deve ser visto em suas duas dimensões: estrutura de superfície e estrutura de profundidade. A estrutura de superfície considera os elementos do enunciado, enquanto a estrutura de profundidade considera a semântica das relaçõessintáticas. Num caso, o leitor busca o primeiro sentido produzido pelas orações; no outro, vasculha a visão de mundo que informa o texto. A produção e a recepção de um texto estão condicionadas à situação; daí a importância de o leitor conhecer as circunstâncias e o ambiente que motivaram a seleção e a organização dos signos. O contexto pode ser imediato ou situacional.
119

o contexto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • segmentação
  • segmentaçao
  • segmentação
  • Segmentação
  • Segmentação
  • Segmentação
  • Segmentaçao
  • Segmentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!