segmentação do turismo em ilhabela

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Ilhabela, inicialmente nomeada de São Sebastião (constituiu o seu nome em sua emancipação de São Sebastião) foi descoberta em 1502 por Américo Vespúcio, navegador e explorador da coroa portuguesa e espanhola. Assim como outras regiões do Brasil, a ilha era habitada por indígenas e acabou sendo colonizada pelos brancos que a tornaram em um centro de referência em atividades de pesca e fábricas deseus derivados, além de ter uma vasta produção rural e de cachaça.
Em meados do século XX, Ilhabela entrou em uma crise econômica e junto com este momento começaram a chegar os primeiros migrantes e turistas da região, stes últimos vindos principalmente da capital paulista com o intuito de adquirir propriedades na ilha.
O turismo desenvolveu-se com mais intensidade a partir da década de 1960(com a introdução da balsa em 1958) e com a melhoria das estradas de acesso ao local. Outro fator, é que Ilhabela possui muitos atrativos que motivam as pessoas a irem para Iá, como o fato da mesma possuir belíssimas praias e uma fauna e flora exuberantes, se tornando assim o destino ideal para quem gosta de aventura (a ilha possui uma bela infraestrutura para quem gosta de esportes radicais) oupara quem quer somente relaxar e descansar. Além disso, promove um grande evento anual que atraem pessoas de todo o mundo: conhecida intercionalmente como a capital da vela, em julho, Ilhabela se transforma no palco da maior disputa náutica da América Latina: a “Semana Internacional de Vela de Ilhabela”. Realizado desde 1973, o evento atualmente reúne velejadores de diferentes países, entre elesArgentina, Uruguai, Chile, Itália e Alemanha. São 400 barcos com 1.500 velejadores disputando regatas pelo canal de São Sebastião.
Ilhabela tem uma população aproximada de 22.470 habitantes (dados da secretaria de turismo) e está localizada no litoral norte do estado de São Paulo (190 km mais 15 minutos de balsa), e segundo dados da pesquisa feita pela Secretaria de Turismo de Ilhabela, atraiaproximadamente 1.318.140 de turistas por ano, sendo a maior parte da classe média e alta. A maior concentração de visitantes ocorre entre o período de março a novembro e os mesmos vêm em grande maioria da capital paulista e do Rio de Janeiro. Entre os estrangeiros, os países do Mercosul são os que mais visitam a ilha.
Como sabemos, a propensão de viagens por uma população específica se deve àcertas características dessa população como: renda, nível de urbanização, níveis de escolaridade e mobilidades além de fatores como número de filhos e idade. O perfil do turista de Ilhabela consiste em veranistas (52% de homens e 48% mulheres, idade varia dos 16 aos 46 anos – dados do IBOPE), que são pessoas que moram em outras cidades mas possuem um casa na ilha ou as alugam no período do verão evisitantes, que se hospedam em hotéis ou pousadas (48% mulheres e 52%homens, idade varia dos 16 aos 52 anos). Outro fato que chamou atenção é que cada vez mais os jovens de 18 a 24 anos estão viajando para Ilhabela, sendo considerados a futura demanda potencial do local que costumava atrair famílias.
Em relação à análise STEP, quando começamos a estudar os aspesctos de impactos sociais, estátotalmente claro que Ilhabela possui uma mistura de diferentes níveis sociais. Por ter sido no passado uma ilha habitada por índios (antes da colonização do Brasil), a população local ainda têm resquícios de um povo mais tradicional que se habita as regiões mais isoladas do centro de Ilhabela e que mantém a cultura local o que consequentemente acaba sendo a parte da população menos instruída. Poroutro lado, existem as pessoas da capital (São Paulo) que acabaram gostando do local e fixando residência por ali. Segundo dados do IBOPE, apenas 33% da população local têm o ensino médio e/ou ensino superior cursado, sendo estes em sua maioria as pessoas que vieram de cidades maiores e residem atualmente na ilha. Além disso, a população também aponta (segundo dados do IBOPE) um grande problema com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segmentação em Turismo
  • Segmentação do Turismo no Brasil
  • Segmentação de mercado no turismo
  • Dissertação sobre as segmentação do turismo no brasil
  • A segmentação do turismo gay no Brasil: Um estudo bibliométrico.
  • Analise Crítica Sistema Segmentação de mercado de turismo
  • Ilhabela
  • Ilhabela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!