Segmentação de mercado merkatus

Páginas: 5 (1025 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentação, segundo o dicionário Houaiss, tem a seguinte definição:
• ato ou efeito de segmentar, divisão por segmentos; fracionamento...
• MKT divisão do mercado em grupos de indivíduos com características, necessidades e modos de atuação semelhantes, segundo seu perfil financeiro, psicológico, etc. , visando definir estratégias de marketing.
Eu digo quesegmentação, em marketing, nada mais é do que separar uma parte do mercado, agrupando um conjunto de entidades (pessoas e organizações, ou pessoas ou organizações), de acordo com determinadas características que sejam úteis aos propósitos do marketing e da empresa, tornando esse agrupamento homogêneo.
Antigamente, antes de Wendell Smith (1956), o mercado era tratado como um todo, semdiferenciações. Ele introduziu o conceito de que o mercado é heterogêneo, mas que pode ser decomposto em partes homogêneas, para fins de atendimento às necessidades destas partes, ditas segmentos de mercado.
Após o artigo de Smith ficou claro e usual que a oferta precisa estar adequada às pequenas variações encontradas entre os diversos segmentos de que se compõem o mercado.
A partir de Smith seestabeleceu que segmentação é uma estratégia de marketing que faz com que seja facilitada a ação da empresa, em cada segmento, ajustando as características da oferta ao que cada segmento de mercado demanda.
Portanto a segmentação visa dar FOCO à atuação da sua empresa dentro de cada segmento de mercado.
Com o tempo a evolução da segmentação chegou aos nichos, e destes ao cliente individual,a segmentação por pessoas, ou marketing 1 a 1.
A Levis americana oferece (oferecia?), em algumas lojas, a sua calça sob medida: você vai à loja, tira as suas medidas e dois dias depois você passa lá e pega a sua calça jeans feita exclusivamente para você.
Quando você segmenta o mercado em várias partes, além de cada parte (segmento) ser homogênea internamente, também precisa serheterogênea externamente, ou seja, cada elemento que pertence a um determinado segmento não pode pertencer a outro segmento.
Há diversos tipos de segmentação possíveis: demográfica, psicográfica, geográfica, benefícios, etc., tal como apresentados nos compêndios de marketing.
Uma segmentação por benefícios (ou necessidades e desejos dos humanos) é entregue pela psicologia através da conhecidaPirâmide de Maslow. Mas por que usar segmentação?
Há um conjunto muito grande de empresas, organizações, pessoas que podem se utilizar dos benefícios da sua oferta. Pense nesse conjunto inteiro... Esse conjunto é grande, não é?
Como você vai conseguir levar a sua oferta para este mercado tão grande? Há uma multiplicidade de participantes, com os mais variados perfis e com as mais variadasnecessidades.
Você pode dividi-lo da maneira que você quiser:
- mulheres, por exemplo, seria um excelente início de segmentação para um cabeleireiro;
- lavanderias, seria ótima para produtos de limpeza industrial de roupas; e assim por diante.
A prática da segmentação recomenda que você opte por segmentos com os seguintes critérios:
1. RELEVANTE: o segmento necessita da sua especialidade ouoferta.
2. NUMEROSO: o segmento é numeroso (o tamanho e o potencial de compras) o suficiente para manter sua empresa ocupada.
3. ACESSÏVEL: a sua empresa tem meios para alcançar o segmento.com seus esforços de marketing e de vendas.
4. RENTÁVEL: o segmento tem a capacidade de pagar pelo que procura.
5. FOCO: o segmento dá maior objetividade à sua busca de negócios, pois você constrói ofertaespecífica para cada segmento.

SEGMENTAÇÃO: a prática em 7 passos
1) O seu mercado se compõe de diversos segmentos.
2) Você escolhe os segmentos segundo os cinco critérios acima.
3) Os segmentos que você escolher passam a ser o seu mercado-alvo.
4) Periodicamente você analisa o seu mercado, sob o ponto de vista das necessidades que esse mercado busca, e refaz a segmentação.
5) O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segmentação de mercado
  • Segmentação de mercado
  • Segmentação de mercado
  • Segmentação de mercado
  • Segmentaçao de mercado
  • Segmentação de mercado
  • SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
  • Segmentacao Do Mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!