Sedentarismo

Páginas: 5 (1097 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Centro de Ensino Educacional 07 de Ceilândia


Disciplina: Educação Física

Índice

Introdução ...................................................................................................................... 4
Conceito .......................................................................................................................... 5
- Causas do Sedentarismo
- Fatores deRisco
Os Benefícios de deixar o Sedentarismo ......................................................................... 6
- Quantidade Moderada de Atividade Física

Precauções de Segurança para deixar o Sedentarismo ................................................. 7
- Prevenção

Conclusão....................................................................................................................... 8
Bibliografia ..................................................................................................................... 9

Introdução

Esse trabalho tem como tema o Sedentarismo que é classificado como uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo. O indivíduo sedentário é aquele que gasta poucas ou nenhuma caloria diária com atividades físicas. Uma dasprincipais causas são as modernidades, principalmente as tecnologias de atualmente, pois o conforto e entretenimento acabaram tomando conta das pessoas e a população tornou-se acomodada, acelerando o envelhecimento e prejudicando a saúde. O objetivo desse trabalho é apresentar vários aspectos relacionados a essa doença.

4
SEDENTARISMO

Conceito:
O sedentarismo pode ser definido como falta deatividade física suficiente, o que pode afetar potencialmente a saúde da pessoa. Na verdade a falta de atividade física não necessariamente está ligada a não praticar esportes. O indivíduo que tem atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realiza funções profissionais que requerem esforço físico, não é classificado como sedentário. 
O sedentarismo acontece quandoa pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas. O sedentarismo é muitas vezes chamado de "doença do século" por causa dos vários malefícios que causa à saúde.
Os melhores benefícios à saúde podem ser alcançados aumentando a quantidade (duração, frequência, ou intensidade) da atividade física.
Causas do Sedentarismo
A principal causa do sedentarismo são as modernidades de hoje emdia, pois o conforto tomou conta da vida das pessoas. Com a tecnologia, não existe mais esforço físico pra nada, equipamentos eletrônicos como computador, internet, DVD, vídeo game, máquina de lavar e controle remoto, por exemplo, fez com que o sedentarismo crescesse muito.
Outras causas bem comuns são as desculpas que pessoas sedentárias usam para justificarem seu sedentarismo, como cansaçofísico, falta de animo, preguiça, falta de tempo, falta de dinheiro, falta de companhia, etc.
Fatores de Risco
Uma vida sedentária provoca o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas entram em um processo de regressão funcional. Há vários os problemas causados pelo sedentarismo:
* Obesidade
* Perda de massa muscular e cansaço
* Baixa resistênciaorgânica
* Problemas cardíacos
* Dores articulares e musculares
* Pressão alta
* Alto nível de estresse
* Má postura
* derrame cerebral, infarto entre outras consequências.

5
Os Benefícios de deixar o Sedentarismo
Praticar atividade física regular na maioria dos dias da semana diminui o risco de desenvolver ou morrer de várias doenças associadas ao sedentarismo.Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas: 
* Reduz o risco de morrer prematuramente
* Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular
* Diminui o risco de desenvolver diabetes
* Reduz o risco de desenvolver pressão alta
* Ajuda a diminuir a pressão sanguínea em pessoas que já têm pressão alta
* Reduz o risco de desenvolver câncer de colón
*...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo
  • SEDENTARISMO
  • sedentarismo
  • Sedentarismo
  • Sedentarismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!