Sedentarismo E M Alimenta O S O Vil Es Do Cansa O

674 palavras 3 páginas
Sedentarismo e má alimentação são vilões do cansaço
Pesquisa diz que 98% dos brasileiros se dizem cansados. Alimentação desregrada e falta de exercícios podem contribuir para a questão da fadiga.

“A fadiga é um sinal muito potente, muito forte e que mostra que alguma coisa está fora do equilíbrio”, explica o professor do Laboratório de Nutrição da USP, Antônio Herbert Lancha Júnior.

Se você anda sem pique, não está sozinho: uma pesquisa do Ibope mostra que 98% dos brasileiros se dizem cansados. Quase metade deles está na região Sudeste.

Sedentarismo e má alimentação contribuem para o cansaço
Um sono reparador é como uma faxina no organismo, com a liberação de hormônios que eliminam toxinas e ajudam na recuperação de tecidos.
Por isso tem uma influência tão grande no cansaço. Pesquisadores da Universidade de Campinas decidiram investigar a fadiga de quem madruga todos os dias, e elegeram a Ceasa como base de estudos.
O resultado do trabalho confirmou o sono ruim dos funcionários e revelou outros dois vilões do cansaço: sedentarismo e má alimentação. O batente na Ceasa começa às quatro e meia da manhã, com luz artificial. “Quando você utiliza substâncias para que você trabalhe acima do seu limite de competência, as consequências podem não ser desejáveis. Então, cessado o efeito da cafeína, cessado o efeito do guaraná, o cansaço vai ser ainda mais pronunciado”, explica o professor Antônio Herbert Lancha Júnior.

O serviço mais pesado é dos carregadores, os primeiros a ficar com a bateria descarregada. A pesquisa do Departamento de Enfermagem da Unicamp concluiu que os trabalhadores da Ceasa de Campinas dormem, em média, 5 horas e meia.
“Eles se queixam basicamente de sonolência. Outra questão, além da sonolência, que também contribui para a fadiga, é o fato do próprio trabalho, da característica do trabalho desses jovens. A maior parte deles são ajudantes gerais, e os ajudantes gerais têm uma maior demanda física de trabalho, eles fazem bastante

Relacionados

  • monografia
    70865 palavras | 284 páginas
  • Curso de acupuntura
    181834 palavras | 728 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas