Sedek, Maria Tereza, “Nicolau Maquiavel: o Cidadão sem Fortuna, o Intelectual sem ‘Virtú’”.

Páginas: 2 (406 palavras) Publicado: 28 de dezembro de 2013

Sedek, Maria Tereza, “Nicolau Maquiavel: o Cidadão sem Fortuna, o Intelectual sem ‘Virtú’”.

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Foi historiador, diplomata,filósofo, escritor e político italiano durante a época do Renascimento. Maria Tereza Sedek busca relatar em seu texto, através de comentários e citações, a visão do filósofo sobre o Estado, expondo seusposicionamentos em relação à manutenção da ordem, através do uso do poder.
Tendo por parâmetro a cíclica da história humana, que se repete sempre de maneira indefinida, Maquiavel busca um denominadorcomum para mostrar a importância da história como fonte de ensinamentos. Percebe que o poder político é inerente ao homem, surgindo como uma forma de controle dos conflitos humanos e da desordem,“proveniente da imutável natureza humana”. Contudo, a atividade política exige do homem a “virtú”, e o domínio sobre a fortuna. Esta representava uma “deusa boa, que possuía os bens que todos os homensdesejavam: a honra, a riqueza, a glória, o poder.”, mas para possuí-la era necessário se mostrar um homem farto de coragem e de virilidade.
Maquiavel assinala para a importância da sabedoria no uso da forçauma vez que aquele governante possuidor de “virtú”, demonstrando-a através da criação de instituições que facilitem sua administração, será capaz de impor e manter o respeito de seus governados e, porconseguinte, conquistar a fama, a honra e a glória para si.
O filósofo ainda destaca a importância da habilidade do príncipe em agir conforme as necessidades e as circunstâncias do momento. Afirmaque é preciso o príncipe se preocupar em manter sua imagem de homem íntegro, leal, e humano. Contudo, deve tornar-se o oposto se necessário, uma vez que, conquistado o triunfo e garantida a manutençãodo Estado, os meios usados para tal serão julgados honrosos e todos lhe serão gratos.
Maria Tereza Sedek compartilha com Maquiavel o ideal de que a ordem, fundamental para a construção do poder...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú – maria tereza sadek.
  • Fichamento “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú”
  • Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù.
  • Fichamento: nicolau maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú
  • Resumo: Nicolau Maquiavel: O cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù.
  • Fichamento do texto: nicolau maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtù (de maria tereza sadek)
  • Maquiavel " o cidadão sem fortuna o intelectual de virtu."
  • O cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!