Sedativos Psicofarma

1265 palavras 6 páginas
• Sedativo é o nome que se dá aos medicamentos capazes de diminuir a atividade de nosso cérebro, a atividade motora e a diminuição do nível de vigilância, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal. Assim os sedativos atuam em nosso cérebro de maneira a diminuir e aliviar esses estados de excitação excessiva. O termo sedativo é sinônimo de calmante ou sedante.
Essas drogas foram descobertas no começo do século XX, e diz a história que o químico europeu Adolf Von Baeyer, que fez a síntese de uma delas pela primeira vez em 1864. E deu ao composto nome de Barbitúrico em homenagem à Santa Barbara, já que o dia em que o químico fez a descoberta era dedicado á ela.
Em 1903 é lançado o primeiro medicamento barbitúrico com o nome comercial de Veronal. Esta síntese foi realizada pelos cientistas alemães
Emil Hermann Fischer e Joseph Von Mering.
Em 1912 é lançado o Fenobarbital com o nome comercial de Luminal, como sedativo-hipnótico. Os barbitúricos eram usados de maneira até irresponsável no Brasil. Vários medicamentos para dor de cabeça, além da aspirina, continham também um barbitúrico. Assim, os antigos como Optalidom®, Fiorinal®, por exemplo, tinham o butabarbital ou secobarbital (dois tipos de barbitúricos) em suas fórmulas.
O uso abusivo que se registrou – muita gente usando grandes quantidades, repetidamente – desses medicamentos, levou os laboratórios farmacêuticos a modificarem suas fórmulas, retirando os barbitúricos de sua composição.

Hoje em dia existem apenas alguns produtos, usados como os sedativo-hipnótico, que ainda apresentam o barbitúrico butabarbital.
A legislação brasileira exige que todos os medicamentos que contenham barbitúricos em suas fórmulas sejam vendidos nas farmácias somente com a receita do médico, para posterior controle pelas autoridades sanitárias.

Exemplos de Sedativos:
• Analgésico: sedativo que é capaz de diminuir a dor.
• Hipnótico/Sonífero: sedativo que é capaz de

Relacionados