seculo xix

Páginas: 2 (471 palavras) Publicado: 3 de março de 2014
A origem dos preconceitos raciais se perdem nos tempos. Porém, o racismo adquiriu relevância teórica com as diversas teorias fundamentadas no decorrer do século XIX, estas teorias afirmavam asuperioridade geral da raça branca sobre as outras. Elas baseavam-se no darwinismo social que tem origem da teoria da seleção natural de Charles Darwin, que explica a diversidade de espécies de seres vivosatravés do processo evolução. O sucesso da teoria da evolução motivou o surgimento de correntes nas ciências sociais baseadas na tese da sobrevivência do mais apto. De acordo com esse pensamento,existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e que as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas. Um dos criteriosdeterminados como indícios de superioridade em um ser humano seria a raça da qual ela faz parte. Durante o século XIX as potências européias também usaram o Darwinismo Social como justificativa para oImperialismo capitalista.
Hitler criador das teorias nazistas teve como base também o Darwinismo Social, porém ele foi mais alem e afirmou que a raça ariana é uma raça-mestra, estando bem mais acima dorestante das raças, até mesmo da raça branca.
Outra tese é que uma nação é o ápice da criação de uma raça. Logo, as grandes nações seriam criações de grandes raças. E essas grandes nações alcançam talpatamar por seu poderio militar e intelectual, natural de culturas racionais e civilizadas, que, por sua vez, são criadas por raças com boa saúde natural e traços agressivos, inteligentes e corajosos.
Emcontrapartida, as nações mais fracas seriam aquelas criadas por raças impuras, isto é, que não contivesse a quase totalidade de indivíduos de origem única.
Nações as quais faltassem capacidade paradefender as suas fronteiras, eram frutos da criação de raças fracas ou escravas. Assim, o nazismo defende que as raças escravas são menos dignas de existir do que as raças-mestras. E no caso de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seculo XIX
  • Seculo XIX
  • Século XIX
  • século XIX
  • O século XIX no século XXI
  • Século xix
  • Do século xv ao século xix
  • O Século XIX no século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!