Seculo XIX

Páginas: 12 (2752 palavras) Publicado: 13 de janeiro de 2014
Introdução
Com as inovações tecnológicas ocorridas ao longo do século XIX, aumentava a confiança no poder da razão humana, levando cada vez mais ao entusiasmo da ideia de progresso e da vida humana com base na ciência. Paralelamente, e com a Revolução Francesa, os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade conduziram à esperança de que o progresso beneficiaria a todos.


Correntes doPensamento do Século XIX





O liberalismo tem como base o ilusionismo, expandindo-se pela Europa (e mais tarde pela América do Norte) após a revolução francesa.
O liberalismo tinha como objectivo o combate ao intervencionismo do Estado em todos os domínios. Neste sentido, os liberais opõe-se ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas. O liberalismo defende a ideia de que oEstado deve dar liberdade ao povo, e deve agir apenas se alguém lesar o próximo (Princípio do Dano).

No plano económico, o liberalismo propunha a liberdade de produzir, vender e comprar, onde, quando e como a burguesia quisesse, conseguindo-se assim uma maior distribuição da riqueza no país. O trabalho, enquanto manifestação do esforço humano na busca da sobrevivência, dava ao indivíduo odireito de posse do produto obtido, fruto de suas acções. Para o liberalismo, o Estado não podia interferir na economia, a própria economia desenvolveria meios para se equilibrar.
No aspecto político, o liberalismo demonstrou que um regime monárquico absoluto não colaborava com a liberdade. A partir do momento em que a vontade do rei se sobrepõe ao interesse do povo, são perdidos os princípios deliberdade e igualdade. Com isto, o liberalismo significou a liberdade individual, a formação de governos representativos e constitucionais, a garantia legal da propriedade e da liberdade do pensamento.

Na primeira metade do século XIX, os liberais defendem a propriedade privada, a economia de mercado e a liberdade de comércio internacional. O Estado deveria ser reduzido à sua expressão mínima,limitando-se a assegurar as condições para o pleno desenvolvimento da economia privada.
Na segunda metade do século XIX, os liberais exigem que o Estado garanta a protecção do mercado interno face à concorrência internacional.
No final do século os liberais reclamam a intervenção do Estado na conquista de novos mercados internacionais e o acesso a regiões com recursos naturais. É nesta busca poracesso a regiões com recursos naturais que o liberalismo passa a andar associado ao Imperialismo. Além disso, é também nesta altura que o liberalismo incorpora o "Darwinismo social", isto é, a concepção de que o Estado deve apenas centrar-se em criar condições para que os mais aptos prevaleçam sobre os mais fracos. O Estado deve estar ao serviço dos ricos e poderosos e manter na ordem os maisfracos.





Este sistema político-económico acabou por trazer alguns problemas e contradições. O aumento da dimensão de muitas empresas e a ocorrência de crises económicas acabaram por levar à conclusão de que a livre iniciativa por si só não era suficiente para garantir o equilíbrio das economias. Com isto, o liberalismo foi alvo de várias remodelações, por parte de autores que, defendendo-o,propuseram alterações. É o caso de John Stuart Mill, que, sendo liberal, afirmou que nem todas as leis do liberalismo eram as mais correctas.

O pensamento liberal foi e continua a ser marcado por uma enorme diversidade de ideias, que evoluem de acordo com a própria sociedade.


ǁ Liberalismo em Portugal ǁ

O liberalismo conquistou Portugal quando o regime absolutista entrou em colapso,isto devido ao protagonismo da colónia brasileira relativamente a Portugal e ao carácter sagrado da família real. Além disso, com a revolução francesa no final do século XVIII, as invasões francesas no início do século XIX, a perda da colonia brasileira e com o conservadorismo da estrutura social portuguesa, o liberalismo acabou por se instaurar em Portugal.
Esta nova ideologia foi introduzida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Seculo XIX
  • seculo xix
  • Século XIX
  • século XIX
  • O século XIX no século XXI
  • Século xix
  • Do século xv ao século xix
  • O Século XIX no século XXI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!