seculo das luzes

Páginas: 3 (710 palavras) Publicado: 10 de julho de 2013
O século das luzes e as grandes revoluções modernas
O século XVIII é também chamado de século das luzes. A origem de todo esse movimento de nome iluminismo começou na França. Esse termoiluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluminista, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para eles( os iluministas) o homem é produto do meio em quevive da sociedade e da educação.
 
No antigo regime, a educação estava sob o controle da igreja. Isto não era bem visto pelos novos pensadores, os iluministas, pois para eles a igreja ensinava umafilosofia arcaica.  Isto tornava a sociedade ignorante, fanática e submissa. Por isso a educação precisava ser mudada, a razão, ou melhor, a capacidade de pensar por si próprio, deveria ficar a frentena educação.
 
Este século, mostrou uma nova maneira de pensar. O objetivo desses filósofos era a busca da felicidade. Eles eram contra a injustiça, intolerância religiosa e a concentração deprivilégios nas mãos de poucos( ricos e poderosos).
 
Para os iluministas a razão era importante para os estudos dos fenômenos naturais e sociais. De certa forma eles eram  Deístas, ou seja, acreditavamem Deus, mas que este Deus agiria indiretamente nos homens, através das leis naturais. Com isso em mente, a própria pessoa pode descobrir-se dentro da razão.
 
Na natureza as pessoas seriam boas, osproblemas, as desigualdades sociais foram colocadas e provocadas pelo próprio homem, de acordo com a organização da sociedade. Para concertar essa situação teria de mudar totalmente a sociedade.Para estabelecer a garantia dos direitos naturais da pessoa, como a liberdade e a livre posse de bens.

A vez da industria

 No quadro das grandes  revoluções do século XVIII, há ainda uma que nãoteve caráter político, mas que representa, segundo Eric Hobsbawm , o mais importante acontecimento da história do mundo desde a agricultura. Trata-se da Revolução Industrial que ampliou os meios de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seculos das luzes
  • seculo das luzes
  • século das luzes
  • seculo das luzes
  • seculo das luzes
  • seculo das luzes
  • Seculo das luzes
  • Resumo- Paris no século das luzes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!