secularização

Páginas: 7 (1708 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Secularização e outras categorias na sociologia de Peter Berger
Pensar qual é o papel da religião ou seu lugar na realidade contemporânea tem sido um desafio que alimenta pesquisas nas mais diversas disciplinas. A sociologia não se furta a esta empreitada. Muito pelo contrário, tem dado contribuições preciosas no entendimento do cenário religioso contemporâneo. A importância da pesquisasociológica sobre religião não se restringe a fornecer conhecimento sobre o fenômeno religioso, mas leva à compreensão do contexto social. Isso ocorre porque a religião se constituiu como um dos pilares fundamentais para a formação e manutenção do social. Mesmo em uma sociedade secularizada é possível afirmar como Carl Schmitt que “todos os conceitos concisos da teoria do Estado moderno são conceitosteológicos secularizados” (2006, p.35).
Peter Berger se lançou ao desafio de compreender a relação entre sociedade e religião. No livro O dossel sagrado ele apresenta os pontos mais palpitantes dessa relação. Seu livro é dividido em duas partes. Na primeira Berger aponta os elementos básicos para a compreensão do social e o estudo da religião como forma de instituição social. No segundo momento trata deanalisar os elementos históricos que levam ao entendimento do desenvolvimento religioso, descrevendo aquilo que é provavelmente seu sintoma mais agudo que é o processo de secularização.
Este texto pretende uma breve análise do desenvolvimento da religião tal como percebe Berger e consequentemente seu entendimento sobre o processo de secularização sem, contudo deixar de fazer referência aos“elementos sistemáticos” da compreensão do social, como é apresentado no livro O dossel sagrado. O primeiro passo é compreender como se dá a relação entre o indivíduo e a sociedade. Berger começa o livro afirmando que “toda a sociedade é um empreendimento de construção do mundo” (1985, p. 15). Isso já dá conta de que a formação social é artificialmente posta no mundo pelo indivíduo ou pelo conjuntodestes. A sociedade é um constructo humano.
O autor se dedica no primeiro momento do livro a descrever como se dá esse processo de construção e de interação entre a realidade construída e a os construtores. Essa interação é dialética e se dá em três momentos ou movimentos. O primeiro momento é o que ele chamou de exteriorização que é a projeção, seja física ou mental, do ser humano no mundo. O segundomovimento é o da objetivação: uma vez que os seres humanos se projetam no mundo e constroem a realidade, esta mesma se torna objetivada, se torna produto que se defronta paradoxalmente com seu próprio criador. No terceiro movimento, que recebeu o nome de interiorização, o ser humano, no processo de socialização, assimila a realidade social construída e objetivada. Simplificando o esquema, diz-seque o ser humano é produtor e produto da sociedade. Neste sentido o homem cria valores e se sente culpado quando não os cumpre, ao mesmo tempo em que cria instituições que o controlam e o intimidam. (BERGER, 1985).
Neste contexto Berger trabalha o conceito de nomos que também é socialmente estabelecido. Conforme ele mesmo explica, o nomos é uma espécie de escudo contra o terror, ou seja, uma formade aliviar da dor e do sofrimento que inevitavelmente atinge o ser humano, como é o caso da morte. Este conceito é importante uma vez que ele está diretamente relacionado ao fato da construção religiosa. Para o autor a religião também é uma produção social que estabelece um cosmos sagrado. Ou seja, é o entendimento do cosmos dentro de uma visão sobrenatural. O movimento dialético da produção socialtambém se aplica à religião uma vez que esta também é construção social, sendo o ponto máximo da exteriorização do homem no mundo. (1985).
No texto, o autor afirma que todos os mundos socialmente construídos são frágeis, sendo, então, necessária a criação de mecanismos sociais que garantam a manutenção da sociedade. Essa é, em linhas gerais, a ideia de controle social que procura conter o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Secularização
  • Secularização
  • Secularização
  • Secularização e dessecularização
  • O processo de secularização
  • Secularização e Descristianização
  • processo de secularização
  • Secularização do estado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!