Sector do Cal ado em Portugal

Páginas: 9 (2008 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Sector do Calçado em Portugal



O calçado é um dos sectores mais internacionalizados da economia portuguesa. Do sector tradicional, de mão-de-obra intensiva, transformou-se em duas décadas, num dos sectores mais dinâmicos e empreendedores. A industria portuguesa de calçado constitui assim um bom exemplo de como pode ser modernizado um sector dito tradicional. (APICCAPS,2014)

Há 30 anosatrás, Portugal surgia no mapa da industria de calçado como uma localização para produção massificada de baixo custo, desde então tudo mudou. A liberalização do comercio internacional permitiu a afirmação de novas localizações, sobretudo na Asia com vantagens competitivas em relação ao custo da mão de obra. A industria portuguesa teve a clarividência de antecipar estas tendências e de procurar umposicionamento que lhe permitisse afirmar-se neste novo contexto competitivo. Apostou na rapidez e na flexibilidade de produção, reforçou a capacidade de desenvolvimento do produto e elevou os seus padrões de qualidade.

O sector exporta mais de 90% da sua produção para os mais exigentes mercados internacionais, perfilando-se, em valor, um exportador de referencia a nível mundial. (APICCAPS,2014)
Sealgo distingue o calçado, face a outros sectores da economia portuguesa é a forma determinada e generalizada como desde há mais de vinte anos, prossegue uma estratégia de afirmação nos mercados internacionais e de progressão na cadeia de valor. (Footure 2020).

O sector tem um peso inquestionável na economia portuguesa, conquistado pelo seu dinamismo, modernidade, capacidade técnica etecnológica. A reputação de Portugal como origem de calçado de qualidade e moda é hoje um precioso activo colectivo do cluster.



Evolução da Industria Portuguesa de Calçado nos últimos 30 anos. (APICCAPS,2014)




Através da análise da tabela anterior, é clara a evolução do cluster do calçado em Portugal. Em 30 anos duplicaram as empresas do sector, permitindo a criação de novos postos de trabalho ealavancando assim a produção existente.

A liberalização do mercado internacional e a livre circulação de bens, veio permitir que Portugal fosse capaz de exportar cerca de 90% da sua produção de calçado. Podemos considerar que o “boom” da exportação do calçado português ocorreu entre 1974 e 1994, onde passamos de cerca de 5 mil pares exportados em 1974 para próximo de 90 mil pares exportados em1994.

É notório o enorme crescimento do sector entre 1974 e 1994, mas após este período e devido às sucessivas crises económicas, o sector do calçado foi também abalado, verificando-se um diminuição na produção e consequentemente na exportação entre 2004 e 2010. Os últimos dados apontam para um inicio de crescimento do sector dos últimos 3 anos.



Produção Portuguesa de Calçado 2013(APICCAPS, 2014)




O calçado de senhora representa cerca de 45% da produção portuguesa de calçado e cerca de metade da produção de calçado de couro. Uma vez que atinge um preço médio elevado, de quase 30 euros por par, a sua importância torna-se mais acentuada em termos de valor do que de quantidade. Em termos de relevância seguem-se o calçado para homem, que corresponde a cerca de um terço da produçãototal e apresenta um preço medio ligeiramente inferior.
O calçado especializado, como o desportivo ou o de segurança apresenta uma produção muito residual em Portugal.

O fabrico de calçado de couro é o núcleo de um dos indiscutíveis clusters industriais da economia portuguesa. Cerca de 90% da produção de calçado em Portugal é efectuada em couro.














Orientaçao geográfica deexportação de calçado português e área de especialização. (APICCAPS, 2014)




Ao longo da ultima década, a estratégia da industria portuguesa visou ascender progressivamente na gama de produtos oferecidos e a estratégia para o próximo período procura prosseguir esse percurso.

Portugal exporta calçado caro e quer continuar a exportar calçado ainda mais caro. Daqui decorre inevitavelmente que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ergonomia do cal ado
  • polyelle cal ados
  • Análise do sector mobiliário em Portugal
  • Sector segurador em portugal
  • MR Cal Ados Apresenta O Pronta
  • ind stria de cal ados vcx
  • TRABALHO RISCOS OCUPACIONAIS NA INDUSTRIA DE CAL ADOS E TEXTIL
  • An Lise De Vendedores Ramo Cal Ados

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!