Secretario

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 5 de maio de 2014
 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE



JONAS JOSÉ DE OLIVEIRA MARIA




RESENHA DO LIVRO: O PREGADOR CONTEMPORÂNEO E O TEXTO ANTIGO












--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- São Paulo 2014

UNIVERSIDADEPRESBITERIANA MACKENZIE




JONAS JOSÉ DE OLIVEIRA MARIA



RESENHA DO LIVRO: O PREGADOR CONTEMPORÂNEO E O TEXTO ANTIGO





Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de HERMENÊUTICA BÍBLICA do Curso Especial de Integralização em Teologia da Universidade Mackenzie. Professor Dr. Dário de Araújo Cardoso.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- São Paulo 2014


OBRA RESENHADA
SIDNEY GREIDANUS.
O pregador contemporâneo e o texto antigo
São Paulo: Cultura Cristã, 2006.

O presente material escrito pelo professor Sidnei Greidanus discorre sobre o pregador contemporâneo e o texto antigo – Interpretando epregando literatura bíblica. O autor é professor de pregação no Calvin Theological Seminary, Grand Rapids, MI. Ele também é autor de Pregando Cristo a partir do Antigo Testamento, publicado pela Cultura Cristã em 2006.
Greidanus irá discorrer sobre o assunto proposto em doze capítulos, entretanto, nosso foco será analisar os capítulos nove a doze que irão tratar, respectivamente: Pregando narrativashebraicas, pregando literatura profética, pregando os evangelhos e, por fim, pregação nas epístolas.
No capítulo nove, sobre o tema “Pregando narrativas hebraicas”, o autor mostra, primeiramente, que a narrativa é o gênero central da Bíblia, dentre outros gênero. Para ele, “o Antigo Testamento como um todo (assim como o Novo Testamento) está construído sobre a estrutura narrativa”, (GREIDANUS,O pregador contemporâneo, p. 231). O autor esclarece que a forma da escrita hebraica é muito diferente da forma da escrita dos dias atuais, o que pode trazer sérios problemas para estudiosos, teólogos e pregadores da Palavra de Deus, no que tange a correta interpretação do texto bíblico, especialmente do Antigo Testamento, escrito na sua grande maioria no idioma Hebraico (algumas partes do AntigoTestamento estão em aramaico).
Para Greidanus “ler a narrativa hebraica através de vidros coloridos pelas convenções ocidentais poderia com facilidade conduzir à falta de compreensão ou à distorção do texto”, (GREIDANUS, O pregador contemporâneo, p. 240). Há um distanciamento entre a literatura hebraica e a literatura da presente era, não apenas no sentido da língua, mas ainda da cultura, doscostumes, da sociedade, da forma de governo, da educação e da religião.
Ainda falando sobre as narrativas hebraicas, o autor cita o escrito Alter em sua obra Art of Biblical Narrative, página 185, onde diz: “Pode-se imaginar a Bíblia como uma paisagem rica e diversificada, perfeitamente acessível ao olho do observador, mas da qual nós agora permanecemos quase três milênios distantes. Por meio dadeturpação de todos esses séculos de intervenção, as linhas se tornam obscurecidas, os contornos estão distorcidos, as cores apagadas; pois não somente perdemos as variações de implicação precisas das palavras hebraicas originais, mas também adquirimos hábitos e expectativas muito diferentes como leitores, tendo esquecido as varias convenções ao redor das quais os contos bíblicos foram moldados”,(GREIDANUS, O pregador contemporâneo, p. 241).
Após mostrar os aspectos da literatura hebraica no âmbito do cenário bíblico, do diálogo, entre outros, o autor fala da importância de lermos os escritos hebraicos sob a ótica divina, retirando nossos olhos da falsa ideia do antropocentrismo e olharmos para o propósito teocêntrico contido no texto. Greidanus ainda fala das diretrizes para a pregação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • secretario
  • Secretario
  • secretário
  • Secretario
  • Secretário
  • Secretário
  • Secretario
  • Secretario Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!