Secretariado executivo: profissão ou subprofissão?

Páginas: 36 (8846 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
“E o Estado também existe na cabeça dos trabalhadores sob forma de direito subjetivo, de apego às conquistas sociais.”

Pierre Bourdieu






CAPÍTULO 01 - . HISTÓRIA DA PROFISSÃO DE SECRETARIADO


1.1. A saga das (os) Secretárias (os)
A profissão de secretária não tem sua origem muito conhecida. Através de pesquisas históricas, percebe-se que o “antepassado” mais próximo dasecretária era o Escriba – profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio.

Nos remotos dias de Alexandre Magno, um secretário era “realmente” um secretário. Para levar a cabo este encargo, em 300 a . C. era necessário passar a noite em claro, entalhando uma tabuinha de cera com uma espátula e todo o dia seguinte retalhando o inimigo comuma espada. Esta era uma posição de prestígio – porém, perigosa – e, Alexandre Magno, unicamente em sua campanha na Ásia, perdeu quarenta e três secretários.

Quando o império Romano surgiu no seu ápice, os secretários trocaram suas espadas pelos deveres de simples escribas. Porém, os secretários, em sua maioria, eram escravos (o que explica a postura subalterna que permanece até os dias dehoje) e, suas condições de trabalho estavam longe de ser as ideais.

Na Idade Média viram-se os secretários novamente obrigados a lidar tanto com a espada como com a pena. No entanto, um grupo de escribas.



começou a combater astuciosamente este sistema. Adotando o hábito dos monges. Assim sendo, em meados do século XIV, 70% da classe secretarial originava-se no monastério , fato este nadasurpreendente, pois naquela época os secretários eram todos homens.

A mulher passa a aturar como secretária de forma expressiva na Europa e nos Estados Unidos, a partir das duas guerras mundiais. Com a escassez de mão-de-obra masculina, desviada para os campos de batalha e, com a estrutura industrial/empresarial desenvolvida, as empresas não tiveram outra alternativa , para manterem-se emfuncionamento, senão utilizar a mão-de-obra feminina, em todas as áreas.

Mas foi especificamente o comércio americano que recebeu o primeiro ataque de secretária. O Século IX assinalou a entrada dos Estados Unidos no cenário das grandes potências internacionais, embora sua diplomacia não interviesse em assuntos Europeus. Internacionalmente a vida política desenvolveu-se cada vez mais em torno dosproblemas criados pelo crescente antagonismo entre o norte capitalista e industrial e o sul agrário e escravista.

As liberdades individuais foram asseguradas ao povo norte-americano pelas emendas introduzidas na Constituição, enquanto que sua população triplicou com grande fluxo de imigrantes de vários países da Europa, que acorriam à América em busca de uma oportunidade que jamais teriam em seucontinente de origem. Os pioneiros sulcaram o território norte-americano alargando-o e, pouco após meados do século, atingiram o pacífico.






O final do século encontrou os Estados Unidos como potência econômica “A marcha para o Oeste e parou internamente, mas progrediu pelo mundo: o “Novo Oeste”.

A ocupação de terras do Centro-Oeste, possível pelo baixo preço dos lotes cultiváveis epelo fluxo migratório, acarretou extraordinária expansão da agricultura, facilitada inclusive pela conquista de terra aos indígenas e pela construção de ferrovias. Mas foi a indústria que apresentou índices mais elevados de desenvolvimento , sobressaindo a produção de aço em que os Estados Unidos atingiram o primeiro lugar mundial. A multiplicação de inventos e inovações técnicas, a abundância dematérias – primas, o aperfeiçoamento das comunicações e transportes transcontinentais , a criação de um sistema bancário nacional, além de outros fatores, favoreceram a industrialização, rapidamente centrada em impérios econômicos, estruturados em “pools” e “trustes”.

E em meio a este contexto histórico que em 1877, a primeira dentre esta nova raça, entrou timidamente num escritório de Nova...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Histórico da profissão de secretariado executivo
  • A Empregabilidade na Profissão de Secretariado Executivo
  • Liderança na profissao de secretariado executivo
  • Histórico e evolução da profissão de Secretariado Executivo
  • AS RELEVÂNCIAS DA LINGUA INGLESA NA PROFISSÃO DE SECRETARIADO EXECUTIVO.
  • A profissão de secretariado
  • Secretariado executivo
  • Secretariado Executivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!