Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Estagio na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Presidente Epitácio

O presente trabalho tem como objetivo possibilitar o conhecimento do campo de trabalho do assistente social mediante uma reflexão teórico-critica que possa contribuir a construção de proposituras profissionais, conectadas ao projeto ético-político do serviço social. Sendo assim será apresentada no decorrerdo trabalho a apresentação da instituição e a identificação e problematizarão do objeto, sujeitos e demandas do campo profissional.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS assume o compromisso ético e político com a continuidade da política pública implementada na cidade de Presidente Epitácio, rompendo com o assistencialismo e assegurando o caráter público da seguridadesocial estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado na Lei Orgânica da Assistência Social e pela Lei Orgânica do Município.
A SADS compromete-se com a fixação de objetivos de longo prazo; com a sintonia da política pública à política nacional e seus princípios organizativos; com o ajuste do orçamento às necessidades da população; com a focalização dos investimentos públicos, com basena análise da realidade e prioridade para os territórios onde há maior concentração de riscos e vulnerabilidades; com a facilitação do controle social e a transparência; com o fortalecimento da participação das organizações sociais e dos usuários dos serviços socioassistenciais; com a constituição de redes sociais; com a consolidação da intervenção pública como direito do cidadão; com a promoçãodo desenvolvimento social da cidade, de forma integrada com a ação de outras esferas de governo e secretarias municipais.
É de sua responsabilidade manter: monitoramento social, regulações no âmbito socioassistencial e proteção social básica e especial para as situações de fragilidades, vulnerabilidades, riscos pessoais e sociais, de modo a garantir a provisão de aquisições materiais esocioeducativas aos cidadãos e cidadãs em todo o ciclo de vida em padrão de qualidade que produza condições para a reconstrução da autonomia, do protagonismo, da eqüidade, da sustentabilidade, da socialização, do percurso para inclusão social e garantia de direitos socioassistenciais.
A cidade de Presidente Epitácio é de Pequeno Porte II tendo em media 42.083 habitantes é marcada por desigualdadessociais, com diferentes concentrações populacionais em seus diferentes bairros. Encontram-se núcleos Populacionais com maior concentração de pobreza: Assentamento da Fazenda Lagoinha; Assentamento da Lagoa São Paulo; Assentamento da Fazenda Porto Velho; Assentamento da Fazenda Engenho; Acampamento Vicinal Campinal; Acampamento Jair Ribeiro; Vila do Casquinha; Vila Esperança; Jardim das Paineiras; VilaBordon; Alto do Mirante I e II; Jardim dos Pioneiros; Vila Martins; Campinal.
Neste contexto com o fim de ter subsídios para territorializar suas ações para o enfrentamento da pobreza em toda sua complexidade a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, optou por quantificar os bairros onde se concentra a população mais carente e vulnerável assim como identificar a proporção dessesdomicílios no total do município, fornecendo elementos decisivos para uma melhor focalização da ação.
Para garantir melhor atendimento a essa população a SADS de Presidente Epitácio, em territórios de maior concentração de vulnerabilidade social, principalmente nas áreas periféricas da cidade conta com a ajuda do CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) e o CREAS (Centro de ReferenciaEspecializado de Assistência Social) e com a articulação entre os Conselhos e demais parceiros tais como: saúde, educação, transporte, esporte, lazer e turismo, etc.
A Assistência Social é composta por um conjunto de serviços continuados de proteção social básica e especial, programas, projetos e benefícios, sendo estes de caráter permanente ou eventual, para que o município cumpra integralmente as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do Desenvolvimento da Assistência Social Adventista
  • DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO E RETROCESSOS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL
  • Brasil. loas (1993). lei orgânica da assistência social. brasília, mpas, secretaria de estado de assistência social,...
  • Ações e realizações na secretaria municipal de assistência social e direitos humanos
  • Assistencia social
  • assistencia social
  • Assistencia social
  • ASSISTENCIA SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!