SEBRAE

Páginas: 11 (2584 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
05 - A EVOLUÇÃO DAS RELIGIÕES



Antigamente as diretivas da vida humana apoiavam-se sobre verdades absolutas, imóveis, que correspondia à concepção estática de uma Terra que não se movia, centro do universo. Hoje, a humanidade atingiu uma forma mental dinâmica, que corresponde à concepção de uma Terra em movimento, dentro do movimento do universo, levando a idéia de um outro tipo deverdade, relativa e progressiva, em constante evolução. Tudo é concebido como um vir-a-ser. O existir consiste num transformismo que não se pode deter, como não se pode deter a existência. É verdade que esta existência se realiza e se manifesta através de uma forma que a define e a fixa, esta, todavia, vai sempre mudando, de modo que ela permanece só por um período determinado, isto é, limitada no espaçode um dado segmento ao longo da trajetória do tempo, esgotado este, aquela forma desaparece, depois de se ter desfeito, para aparecer em outra forma. E, portanto, apenas temporária, continuamente sujeira a desaparecer e a reconstruir-se. Logo, a existência de todas as coisas, em nosso universo, está encerrada dentro da lei do tempo que jamais deixa de marcar o ritmo do seu fatal transformismo,necessário para a renovação contínua, indispensável para que se possa realizar a evolução. Todavia, agarramo-nos às formas, tendo a ilusão de que é possível detê-las para fazer permanecer tais quais são; na realidade, a experiência também nos ensina que as coisas não são como as vemos existir, delas existindo apenas a sua duração, a sua trajetória no tempo, como um relógio, marcando o passo do seuincessante transformismo.
A mente humana abandonou hoje a idéia do absoluto imóvel para colocar-se no relativo em movimento, porque por amadurecimento evolutivo se deu conta que esta é a realidade da vida. Este fato deslocou as velhas bases das religiões fundadas noutros conceitos. Entretanto, elas se mantêm com a velha forma mental, resistindo às novas tendências. Daí nasce um contraste entre asduas concepções e existências opostas, dificilmente conciliáveis, pelo menos até que a evolução não tenha terminado de atravessar a presente fase de transição. As massas foram educadas segundo a primeira forma mental que registrou, assimilou este modo de conceber e não é fácil mudar rapidamente, porque as idéias têm uma vontade própria; uma vez lançada numa direção determinada, tende, por inércia,a continuar nela. As mentes, para terem uma sensação de segurança e não se equivocarem, na for-mação da própria conduta, têm necessidade de crer que alcançaram a última verdade, absoluta, imóvel, porque parece que só uma tal verdade possa garantir uma segurança totalmente confiável. De outro modo teria de basear a ética apenas em princípios relativos, flutuantes, discutíveis. Para merecerobediência se necessita de uma verdade imóvel, dogmaticamente fixada, absolutamente segura e definitiva nas suas afirmações. Uma verdade que muda e se contradiz não é mais verdade; ela deve ser sempre verdadeira e não hoje sim e amanhã não, próprio da psicologia humana. A verdade deve ser infalível comando de Deus que já sabe tudo, e não uma progressiva aproximação humana daquela verdade.
Sucedeu, noentanto, que a mente, ao evoluir, começou a perceber que as coisas estão diversamente situadas, isto é, o ser humano não possui absolutos e não sabe atingir senão progressivamente uma sucessão de valores relativos que, por evolução, aproximam-no cada vez mais do absoluto, o qual, no entanto, é somente o ponto final desta ascese, hoje, bem longe de ser alcançado. Dele estão ainda bem longe asreligiões que, por representarem um pensamento sobre-humano, deveriam saber tudo. Elas estão cheias de mistérios, de pontos não definidos, ainda por definir; de problemas não resolvidos, ainda por resolver; vão-se resolvendo pela intervenção de mentes laicas ou pelo amadurecimento do pensamento humano, conforme o princípio acima mencionado das verdades relativas e progressivas, sucessivas aproximações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sebrae
  • Sebrae
  • Sebrae
  • Sebrae
  • Sebrae
  • sebrae
  • Sebrae
  • sebrae

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!