Sebente Mecânica Sólidos

30557 palavras 123 páginas
FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
SECÇÃO DE ESTRUTURAS

MECÂNICA DOS SÓLIDOS

Álvaro Azevedo
1996

PREFÁCIO

A matéria leccionada na disciplina de Mecânica dos Sólidos tem-se mantido praticamente inalterada nos últimos anos. Esta estabilidade deve-se ao facto de se tratar de uma matéria nuclear do curso de Engenharia Civil e também por constituir uma introdução clássica ao estudo do comportamento das estruturas. Os três capítulos fundamentais são os relativos aos estados de tensão e de deformação, complementados com o estudo das relações entre tensões e deformações. Com o objectivo de facilitar a exposição destas matérias, é efectuada uma breve introdução ao cálculo tensorial, com especial ênfase na notação indicial e na mudança de referencial. Nesta publicação o ritmo de exposição é propositadamente lento e pormenorizado, de modo a facilitar a um aluno de Licenciatura a apreensão de todos os conceitos expostos, sem ter de recorrer à bibliografia clássica. Esta, por se destinar a leitores mais experientes, apresenta-se quase sempre demasiado compacta e resumida, requerendo uma capacidade de abstracção elevada, que não está ao alcance da generalidade dos alunos.
O índice desta publicação respeita a ordenação de assuntos que tem sido adoptada nos últimos anos pelos docentes da disciplina de Mecânica dos Sólidos da
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Algumas das matérias aqui expostas baseiam-se nas lições do Prof. Correia de Araújo, que se encontram compiladas no livro “Elasticidade e Plasticidade” (ver a Bibliografia). Os apontamentos da disciplina de Física II da autoria do Prof. Pinho de Miranda, bem como alguns manuscritos dos Profs. Silva Matos e António Arede, constituíram também uma preciosa fonte de informação, que muito facilitou a preparação desta publicação. A todos os meus agradecimentos.

Álvaro Azevedo
Dezembro de 1996

ÍNDICE

CAPÍTULO 1
1 -

Relacionados