Sebenta do Rorschach

16223 palavras 65 páginas
Algo que dá jeito a qualquer estudante ou interessado no tema !

Índice

Página
1. O Rorschach
2
2. Conteúdo Manifesto
7
3. Conteúdo Latente
8
4. A cotação
12
4.1. Princípios Elem. da cotação dos protocolos de Rorschach
12
4.2. Modos de Apreensão
14
4.3. Determinantes
17
4.4. Conteúdos
22
4.5. Banalidades
23
4.6. Outros factores
24
4.7. O Psicograma
25
5. O Rorschach na prática Clínica
30
6. Textos de Apoio
50
7. Anexos
51

1. O Rorschach
As técnicas projectivas procuram essencialmente aceder por aproximação à realidade psicológica dum sujeito, realidade essa que é imutável, e cuja essência é inatingível. Usam-se principalmente no contexto clínico mas também podem ser utilizadas em situações de recrutamento de pessoal ou na educação.

Técnicas Projectivas

No contexto clínico podem ser utilizadas técnicas psicométricas e/ ou técnicas projectivas (técnicas de Manchas ou Técnicas Temáticas). Neste contexto parte-se de um problema, formula-se uma hipótese, e escolhe-se o instrumento a utilizar, seguindo-se a metodologia e a conclusão (a qual permite aceder ao sentido do problema e necessita de referenciais teóricos).

Problema
Hipótese
Metodologia
Conclusão

O trabalho do psicólogo nestas técnicas é fundamentalmente o da atribuição de sentido.
As técnicas projectivas de manchas e as temáticas são complementares, pois têm sensibilidades diferentes, a escolha entre uma e outras é feita em função do problema e das hipóteses.
No contexto clínico pergunta-se ao sujeito “O que poderia ver aqui?”. Na resposta do sujeito é por vezes difícil aceder-se ao mundo interno, o que acontece quando a percepção prevalece sobre a projecção. A apreensão da realidade e a transformação entre a realidade e o mundo interno sujeito é o chamado processo de construção (o qual é diferente para cada indivíduo), que é transmitido ao clínico em forma de produto.
A análise do Rorschach tem o

Relacionados