Se o 5 FundMacroeconomia 2015

3142 palavras 13 páginas
Macroeconomia
Seção 5 – Emprego e Desemprego

Profª. Ingrid A.R.C.Cairo
Ingrid.cairo@etep.edu.br

1

Objetivos:
Apresentar conceitos e teorias macroeconômicas relativos ao emprego, facilitando ao aluno, o entendimento da economia atual.

2

Seção 5 – Emprego e Desemprego
Como se Mede o Desemprego, População e a
Força de Trabalho
Taxa de participação na força de trabalho
A Taxa de Desemprego
Tipos de Desemprego
Desemprego Sazonal e Subemprego
Políticas públicas e busca de emprego

“Percentual desocupados nos países de moeda
Taxa de de desemprego cai na zona docomum euro atinge menor nível em quase três anos. Situação continua grave na
Grécia e na Espanha, onde cerca de um quarto da população está desempregada. Em janeiro, a taxa média de desemprego registrada nos países da zona do euro foi de 11,2% nível atingido pela última vez em abril de 2012, afirmou o Departamento de Estatísticas da União
Europeia (Eurostat) nesta segunda-feira (02/03/15).
Em dezembro do ano passado, a taxa de desemprego nos países de moeda comum foi de 11,3%, e há um ano, em janeiro de 2014, havia sido de 11,8%.
No total, os 19 países da zona do euro registraram 18.059.000 mulheres e homens desempregados no primeiro mês deste ano. A menor taxa de desemprego foi registrada na Alemanha (4,7%), seguida pela Áustria (4,8%).”

“As maiores taxas continuaram a ser verificadas na Grécia (25,8%,
Taxa
desemprego na zonapassado) do euro segundode o último levantamento,cai de novembro e Espanha
(23,4%).
A taxa de desemprego continua particularmente elevada entre os jovens. Na faixa etária entre 15 e 24 anos, a zona do euro registrou taxa de desemprego de 22,9%, ou seja, 1,4 ponto percentual a menos que no mesmo período do ano anterior. Entretanto, estudantes universitários sem trabalho não foram considerados.
Em todos os 28 países-membros da União Europeia, 23.815.000 pessoas estavam desempregadas em janeiro. Isso corresponde a uma taxa de desemprego de 9,8% 0,8 ponto percentual a menos do que

Relacionados