Se for

372 palavras 2 páginas
Trabalho de Economia

Profª Ligia

Análise do Texto Complementar : Os preços de mercado como sistema de informação.

Santo André
2014
O texto nos traz o significado de microeconomia que são os fatores que determinam a demanda e a oferta, para se apurar numa economia de mercado o valor do preço do produto. Quanto à demanda temos a renda, gostos do consumidor, preços de bens substitutos e complementares, taxas de juros, prazos de financiamentos, expectativas do consumidor, por outro lado à oferta, em que conta os avanços tecnológicos, custos de produção, preços de bens substitutos e complementares na produção, taxas de juros, clima, expectativas do empresário, etc. Num segundo momento temos a hipótese “coeteris paribus”, onde o que vale é a teoria de, “tudo o mais permanece constante”, quando aborda que qualquer alteração em um mercado perfeito, refletirá no preço, sendo possível identificar de forma clara o custo-benefício de um determinado produto. Em síntese o que se verifica é o exemplo de como se determina o preço de um determinado produto inserido no mercado. E como o estudo da microenomia aborda a questão.
• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seu comportamento, suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado.
• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.
• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria-prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros. Sabemos que existem outros fatores que podem influenciar os preços como monopólios (setores econômicos que dominam um determinado setor como único produtor), ou oligopólios (onde poucas empresas determinam os preços de

Relacionados