sdwsdsf

1009 palavras 5 páginas
Professor Marcos Pacco
Gramática
Classes Gramaticais

PANORAMA DAS
CLASSES GRAMATICAIS

1

5

10

15

20

Que o exercício beneficia as crianças, não há dúvidas. Mas onde é a linha de chegada? Hoje, especialistas se debruçam sobre a intensidade ideal da atividade física nessa fase. O excesso pode ser danoso: baixas no sistema imunológico, com infecções recorrentes; distúrbios de comportamento, como irritabilidade e insônia; dores crônicas na musculatura e nas articulações e lesões na pele podem ser sinais de treinamento excessivo infantil.
A máxima de que “quem faz esporte cresce mais” deixa de ser consenso. Na verdade, abusar das atividades de impacto pode gerar deficiências de crescimento. A frequência de prática segura envolve fatores estruturais, endócrinos e genéticos que interferem na resistência a impactos da placa de crescimento. As lesões mais frequentes nas crianças vítimas de treinamento excessivo são as dos ossos e músculos. Vão de macrotraumas (fraturas, torções, luxações, distensões) a microtraumas (inflamações na cartilagem de crescimento e no tecido ósseo, nas extremidades de ossos longos, como fêmur e tíbia). As dores no joelho são as mais comuns.
Quando a dor chega, é hora de parar. O repouso é fundamental, mas em casos mais graves pode haver necessidade de imobilização e fisioterapia. Mesmo em um programa de exercícios adequado,

Professor Marcos Pacco
Gramática
Classes Gramaticais os ortopedistas recomendam a utilização de aliados que diminuam o risco de uma lesão óssea, como tênis adequados, proteção para cotovelo, joelho, punho e ombro, dependendo da atividade.
ROSSI, Priscila P.; DINIZ, Tatiana. Exercício na infância precisa ter limites. Disponível em:
. Acesso em: 28 set. 2006 (com adaptações).

O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registra aproximadamente
380.000 palavras no nosso idioma. O Aurélio, 435.000. Pode-se afirmar, de uma maneira simples, que o conjunto de palavras de uma língua

Relacionados