SDT - Documentação de Software

Páginas: 8 (1857 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2014
1. TEMA

Informatização na área de desenvolvimento de software.


1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Informatização das documentações técnicas a partir de códigos fontes.


2. APRESENTAÇÃO

O processo de gestão da informação é o principal responsável na formação de novos profissionais e na geração de conhecimento dentro das organizações. Certamente as empresas procuram oferecer diferentessoluções para o aperfeiçoamento contínuo de seus colaboradores a fim de manter uma política de disseminação de informações no âmbito geral das corporações.
Buscar suprir as necessidades e melhorar a eficiência no processo de documentação de sistemas nas empresas desenvolvedoras de software tem sido uma grande barreira a ser superada. Sabe-se que há uma busca considerável de programadores para diversasáreas de desenvolvimento e torna-se fundamental a capacitação e conhecimento sobre os projetos de sistemas.
Aplicações específicas para documentação de softwares baseados em código fonte não são ferramentas acessíveis a todos os programadores, sabemos que o JAVA possui uma ferramenta própria, porém, Delphi e Visual Basic, por exemplo, não proporcionam essa funcionalidade, dificultando para novosprogramadores que eles conheçam as bibliotecas, funções e procedimentos internos de sistemas.
Pretende-se no desenvolvimento desta proposta, justificar a necessidade de automatizar o processo de documentações de códigos fontes de forma que novos programadores quando inseridos na equipe de desenvolvimento tenham de forma prática a documentação de bibliotecas, funções e procedimentos nodesenvolvimento de suas tarefas. Acreditamos que ao aplicar o uso de ferramenta de documentação de códigos fontes nesse meio contribui-se para que os novos programadores se adaptassem ao sistema com maior facilidade e menos tempo de treinamentos.
Sabe-se que nos grandes projetos de sistemas, encontram-se bloco de códigos com centenas de linhas, sendo assim, o programador conseguiria localizar com exatidãose tal função ou processo já foi inserido no projeto do sistema.


3. JUSTIFICATIVA

O mercado de tecnologia de informação vem se desenvolvendo cada dia mais, gerando um grande crescimento, com isso, espera-se obter melhor desempenho e lucratividade no comércio de software com a utilização desses sistemas. Este estudo tem como objetivo apresentar o projeto, bem como as ferramentas utilizadasno processo, de desenvolvimento do software, que possibilitarão aos programadores desenvolver de uma forma mais fácil suas tarefas, além de garantir uma permanência maior de seus utilizadores no mercado.
Pessoalmente pretende-se aplicar os conhecimentos adquiridos e acredita-se que uma boa ferramenta de documentação possa ser um diferencial na hora de projetar ou efetuar manutenções em umsoftware de grande porte.
Institucionalmente espera-se que ela seja aproveitada pelos demais acadêmicos, pois a criação da mesma está sendo feita baseada em sistemas já existentes e com pesquisa de campo, com isso, espera-se o aproveitamento para futuras pesquisas e desenvolvimentos mais aprofundados sobre o assunto.
Socialmente o uso da tecnologia pode influenciar no modo de visualizar a importânciade documentar melhor os projetos de sistemas. Precisa-se fazer com que o computador e seus softwares sejam vistos como ferramentas de auxílio e produção de conhecimento. Um indivíduo bem preparado com sistemas bem desenvolvidos é capaz de fazer inúmeras atividades nas quais talvez tornassem incapazes de fazê-las ou pelo menos levar muito mais tempo sem contar com auxílio da tecnologia.Cientificamente despertar o estudo de novas técnicas e ferramentas direcionadas ao desenvolvimento de softwares para documentação. Não é o bastante apenas inovar com um software de documentação, é necessário também fazer com que ele seja aproveitado ao máximo pelas mais variadas linguagens, feito isso, pode-se pensar em novas opções de auxílio aos programadores, tais como a busca de variáveis e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Documentação de Software
  • Documentação de software
  • Documentação de Software
  • Documentação de Software
  • Documentação de um software
  • Documentaçao de software
  • Documentação de Software
  • Documentação de software

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!