Sdshwgn

1666 palavras 7 páginas
O SECULO XX E A QUESTAO SOCIAL

Devido a Grande Depressão que se arrastava pela Europa e espalhou seus efeitos por todos os países com grande intensidade, Isto fez com que a migração aumentasse significamente para os Estados Unidos, revelando as crescentes dificuldades as quais passavam os trabalhadores europeus e suas famílias. Passando por esse processo o capitalismo expandiu-se juntamente com a indústria ferroviária, e os Estados Unidos se tornaram uma atração para os trabalhadores empobrecidos e desempregados. O capitalismo por sua vez se consolidava com a indústria ferroviária e Com isso os Estados Unidos se tornaram muito atrativos na região das indústrias para os trabalhadores que buscavam melhores condições de vida.
A sociedade capitalista estava à beira de um distúrbio, pois a economia estava deteriorada e os índices de desemprego e a pobreza estavam cada vez maiores, Por outro lado no plano de relação capital trabalho os avanços do movimento operário e o amadurecimento de seu processo organizativo deixa a classe dominante em constante estado de alerta.
Na busca de recuperação da economia o estado foi assumindo um papel de destaque na expansão dos investimentos e dos mercados. Criava-se então as bases para uma nova fase do capitalismo, o monopolista.
O crescimento desse estado monopolista se da por conto das alianças entre as classes dominantes e o Estado. Com o fortalecimento do poder burguês no inicio da década de 30 ouve uma grande pressão sobre a classe trabalhadora, para impedir sua marcha organizativa. Os donos de indústrias da Europa e dos EUA fizeram políticas particulares para vigiar os trabalhadores e seus sindicatos. Com essa situação se deu um clima de tensão que envolvia as relações sociais.
RACIONALIZAÇÃO DA PRATICA E DA ASSISTENCIA
Relatos de Martinelli falam que as praticas de assistencialismo existiram desde a “antiguidade” cerca de 3000 anos antes de Cristo na região do Egito, Grécia, entre outras. Também relata questões da

Relacionados