sdqasdqa

368 palavras 2 páginas
1) A figura a seguir mostra a CCR de uma bomba. A equação da CCI onde esta bomba irá operar (com água) é dada por Hman(m)=30+0,035.Q2 [m3/h]. Pede-se:
a. Plote a CCI no gráfico e indique o ponto de operação
b. Determine a potência, considerando que para o ponto de operação o rendimento é de 55% (resp. 6,9 kW) 2) A figura a seguir mostra a curva de 1 bomba, que deve operar com um sistema que apresenta CCI dada por
H=4+0,06.Q2, com Q em [l/s]. Pede-se:
a. Plote no gráfico a CCI
b. Indique o ponto de operação, mostrando os valores de Q e H
c. Plote no gráfico a CCR de duas destas bombas operando em série
d. Indique o ponto de operação do sistema mostrando os valores de Q e H
e. Indique o ponto de operação de cada bomba mostrando os valores de Q e H
f. Plote no gráfico a CCR de duas destas bombas operando em paralelo
g. Indique o ponto de operação mostrando os valores de Q e H
h. Indique o ponto de operação de cada bomba mostrando os valores de Q e H

3) Um sistema deve operar com vazão de 0,75 m3/min, altura estática de aspiração de -5 m e altura estática de recalque de 25 m. Estima-se que a perda de carga total do sistema é de 10 m de coluna de fluido. Determine a curva característica da instalação (CCI). Plote a CCI na figura abaixo e selecione que bomba será usada indicando o ponto de projeto. Especifique o diâmetro do rotor e os dados de operação do sistema (altura manométrica, vazão e rendimento). Determine a potência motriz para acionamento da bomba. Determine os dados de operação para bomba operando na vazão de projeto através do: a) fechamento da válvula;
b)controle da rotação (determine a nova rotação sabendo que o gráfico é a 3500rpm); c) redução do diâmetro do rotor (determine o diâmetro do rotor).

4) Para a bomba usada no exercício anterior, ajuste a curva da bomba (onde for possível) considerando que o fluido tem densidade 0,9 e viscosidade de 30º Engler.

Relacionados