sdmnagk

2615 palavras 11 páginas
Passar aos alunos todos os itens que contém um projeto de pesquisa, depois explicar um por um. No item sumário e bibliografia levá-los à biblioteca. Eles deverão elaborar cada item no caderno e depois passá-lo para o computador de acordo com a formatação exigida.

1 A ESCOLHA DO TEMA:

a) interesse: É o mais importante, senão na primeira dificuldade abandona-o; b) duplicidade: evitar duplicidade de monografia; c) possibilidade de execução: o acesso às fontes é primordial.

2 SELEÇÃO E DELIMITAÇÃO DO TEMA:

Por que? Onde? Quando? Lugar Época

A delimitação do tema deve se iniciar pela delimitação do ramo do direito. Razões que podem levar o pesquisador a formular questões de pesquisa são:
a) intelectuais: desejo de conhecer ou compreender;
b) práticos: desejo de conhecer para realizar algo melhor ou de maneira mais eficiente.

3 O PROJETO DE PESQUISA E MONOGRAFIA:

3.1 O projeto de pesquisa:

Desde que se tenha em vista uma pesquisa qualquer, deve-se pensar antes de tudo em elaborar um projeto que possa garantir sua viabilidade. Muitas pesquisas importantes, tanto para as ciências como para a pessoa do pesquisador, viram-se fadadas ao fracasso por não se ter feito um projeto das mesmas.
Tudo deve ser estudado e planejado, a fim de que as fases da pesquisa se processem normalmente, sem riscos de surpresas desagradáveis. O projeto de pesquisa é, muitas vezes, a garantia de seu êxito. Pode, evidentemente, ser modificado, adaptando-se às novas contingências. Será sempre motivo de tranqüilidade para o pesquisador, além de testemunhar seu espírito sistemático e sua força de vontade.

3.2 Título/tema:

O projeto deve ser encaminhado com a indicação do tema a ser pesquisado. O tema corresponderá ao título do trabalho monográfico.
Quanto mais estreita for a matéria a que o tema se refere, melhor será. Trabalhar em cima de um assunto bastante restrito facilita muito o trabalho de pesquisa e

Relacionados