SDM - sistemas digiais

349 palavras 2 páginas
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Lista de Exercícios SDM

Leopoldina outubro, 2009.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE
MINAS GERAIS
CAMPUS III – LEOPOLDINA

Disciplina: Sistemas Digitais Microprocessados – 3° ano Integrado do Curso Técnico de Informática Industrial
Professor: Nivan Castro Carvalho
Exercícios para Avaliação – Unidade 2 – Sistemas microcontrolados
Entregar dia: 27/10/2009

1. Qual a diferença existente entre as arquiteturas Von-Neumann e Harvard? Arquitetura Von-Neumann é uma arquitetura tradicional que utiliza um único barramento para busca de instruções e acesso a memória. Arquitetura Harvard é uma arquitetura mais moderna que utiliza dois barramentos, uma para busca de instruções e outro para acesso a memória.

2. O que caracteriza uma arquitetura do tipo CISC e uma do tipo RISC? Arquitetura do tipo CISC existe somente em microcontroladores Von-Neumann e arquiteturas do tipo RISC existem somente em microcontroladores Harvard.

3. Dê, pelo menos, 03 exemplos de aplicações de microcontroladores da série PIC. Exemplos que não foram dados em sala de aula. 18F2320, 18F8520, 16C622A.

De acordo com os estudos relacionados às instruções em assembler, responda às seguintes perguntas:

4. Qual a função do arquivo include no programa-fonte? A função do arquivo include no programa fonte é o de incluir determinado programa ou características de um determinado PIC no programa atual, para que este pode usar esta ferramenta sem ter que gerar todo o seu código de programação.
5. O que diferencia uma variável de uma constante? Variável é aquela entidade em que seus valores podem ser numéricos ou não e esses mesmos valores mudam ao decorrer do programa. Já uma constante tem um único valor durante todo o programa.

6. O que é sub-rotina? Sub-rotina ou sub-programa é um coinjunto de

Relacionados