SDI Ativ10 Ava Pesquisa sobre Algoritmos Distribuidos

2365 palavras 10 páginas
5.
6.
7.
8.

Funcionamento
Algoritmo de Ricart e Agrawala
Algoritmos Centralizado X Algoritmos Distribuídos
Exclusão mútua distribuída.

Pesquisar sobre os tópicos listados; - O trabalho deve conter capa(com o título, nome do aluno, da professora, da instituição e da disciplina), sumário, introdução, Referencial teórico, Conclusão e referencias bibliográficas.
Centro Universitário do Sul de Minas – GEAD
Bacharelado em Sistemas de Informação – 5º Período
Disciplina: Sistemas Distribuídos
Professora:
Andrea Cristina Oliveira Alves
Aluno: Luciano Pereira Silva

ALGORITMOS DISTRIBUÍDOS
ALGORITMOS CENTRALIZADOS
É o caminho mais rápido para atingir exclusão mútua em sistemas distribuídos é similar ao feito em sistema com um único processador.
Um processo é eleito como o coordenador (por exemplo, um rodando na máquina com o maior endereço da rede). Sempre que um processo quiser entrar na região crítica, ele envia uma requisição de mensagem para o coordenador declarando qual região ele quer entrar e solicitando permissão para fazê-lo. Se nenhum outro processo estiver atualmente sendo executado naquela região crítica, cujo acesso foi requisitado, o coordenador envia uma resposta de volta dando permissão. Ao receber a resposta, o processo de requisição entra na região crítica. Quando um processo sair da região crítica, ele envia uma mensagem para o coordenador liberando o acesso exclusivo.

O coordenador toma a requisições da fila de requisições, e envia ao processo uma mensagem de permissão. Se o processo ainda estiver bloqueado (por exemplo, é a primeira mensagem para ele), ele é desbloqueado e entra na região crítica.
Este algoritmo garante exclusão mútua: o coordenador somente deixa um processo, por tempo, entrar na região crítica. É também justo, desde que as concessões as requisições são feitas na ordem na qual elas são recebidas.
Nenhum processo espera para sempre. O esquema é de implementação simples, e requer somente três mensagens para uso da região crítica

Relacionados