sdghjtyiyigtu

460 palavras 2 páginas
A Importância do Feedback na Gestão de Pessoas
Grupo de Estudos de Comunicação e Ações Motivacionais
Zilmar Sampaio Pedreira
A gestão de desempenho vem-se revestindo de caráter estratégico para as organizações, sendo considerada fundamental na gestão estratégica de recursos humanos e, por conseguinte, no processo de atrair,

desenvolver e manter o

pessoal necessário à consecução dos objetivos organizacionais.
Hoje, o feedback apresenta-se como um instrumento gerencial capaz de integrar diferentes níveis organizacionais e promover a melhoria da performance de indivíduos, de equipes de trabalho e da organização como um todo. Tem como objetivo: acertar

diferenças,

alinhar

expectativas,

traçar

planos

de

desenvolvimento pessoal e profissional.
Nas empresas, o feedback é utilizado como uma ferramenta extremamente útil na condução das relações humanas. As pessoas se comunicam umas com as outras e dão feedback de suas ações e atitudes constantemente, auxilia também na manutenção de um bom clima organizacional.
De acordo com Moscovici, para que um feedback se torne útil é preciso que ele seja: descritivo (que tenha a essência do tema), específico (mostrando objetividade), compatível com as necessidades do comunicador e do receptor (que atenda a cada um de maneira igualitária), dirigido (indicar claramente a quem esta dirigido o feedback), solicitado (sempre estar disponível quando solicitado), oportuno (para que haja fluência no relacionamento) e esclarecido (o outro lado precisa saber exatamente que se trata de um feedback.
Conforme Martins (2008), “o feedback pode ser positivo ou corretivo. Ambos devem ser utilizados no dia-a-dia. O gestor que somente aplica o feedback corretivo é tido como tirano, carrasco e perseguidor. Seu oposto é conhecido como “paizão” ou o “bonzinho”. O importante é intercalar para que haja saúde interna da equipe, além de demonstrar justiça e credibilidade junto aos funcionários” (p.01).

.

Relacionados