sdftuu

663 palavras 3 páginas
Alcoolismo

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo e/ou preocupação com bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa e pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. É um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais trazem custos. Com excepção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinados.

Quais são os factores de risco de alcoolismo?
Nos adultos:
Antecedentes pessoais e história familiar relacionada com o alcoolismo. Está cientificamente demonstrado que há uma tendência genética, embora não necessariamente hereditária;
Ambiente sociocultural. A integração em famílias ou em meios sociais propensos ao consumo de álcool (inclusive por questões laborais – ter de frequentar festas, reuniões sociais, etc.), aumenta o risco do indivíduo consumir e vir a tornar-se dependente do álcool;
Situações imprevisíveis de rotura na vida quotidiana;
Distúrbios emocionais – pessoas deprimidas ou ansiosas têm maior propensão a criar dependência de substâncias psicoactivas, como o álcool, tabaco, entre outras.
Nos adolescentes:
Conflitos entre os pais, divórcio, separação ou abandono, de um ou de ambos os progenitores;
História de hiperactividade na infância;
Dificuldades de adaptação à escola;
Dificuldades de aprendizagem.

Quais são os sintomas do alcoolismo?
Há três factores importantes na identificação e configuração dos hábitos de bebida da pessoa: o volume de álcool ingerido durante um período de tempo, o volume de álcool ingerido numa só ocasião e as circunstâncias e contextos em que bebe.
Sentir grande necessidade de beber bebidas alcoólicas;
Incapacidade para parar de beber em determinada ocasião;
Síndroma da dependência;
Tolerância ao álcool.
Deve

Relacionados