sdffgh

1909 palavras 8 páginas
Desafios globais que teremos de enfrentar
“A exploração das crianças, das mulheres e das minorias”

Índice
1. Introdução
2. A exploração das crianças
2.1. Trabalho infantil
2.2. “Turismo” sexual
3. A exploração de mulheres
3.1. Prostituição
3.2. Discriminação salarial
3.3. Violência doméstica
Violência doméstica em Moçambique
4. A exploração de minorias submetidas a trabalhos aviltantes
5. Conclusão

Introdução

Neste trabalho serão apresentados fenómenos à escala mundial que apesar do desenvolvimento e globalização ainda estão presentes no nosso quotidiano e embora muitas vezes sejam ignorados, são extremamente importantes de serem avaliados e levados como desafios globais que devemos combater. Para além dos conceitos mais relevantes, iremos identificar as causas que levam à existência destes fenómenos e indicaremos também diversas estratégias que têm por base a diminuição e/ou eliminação dos mesmos.
Todo o ser humano tem o direito a uma boa educação, alimentação, saúde e cultura para que este atinja uma vida digna. Tendo em vista esses aspetos, ainda hoje há aqueles que são discriminados e expostos à falta de cuidados pela sua etnia, classe social, sexo, etc. Jovens e crianças são exploradas e escravizadas sexualmente e submetidas a trabalhos forçados. Atualmente, um elevado número de mulheres ainda vive no mundo da prostituição, sofre com a discriminação salarial e é vítima de violência doméstica. Encontramo-nos no século XXI e somos ainda deparados com a exploração de minorias, nas quais estas são expostas e submetidas a trabalhos aviltantes, isto é, trabalhos desumanos e desonrosos.

A exploração das crianças

Trabalho infantil

Trabalho infantil: toda a forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a

Relacionados