sdfassa

802 palavras 4 páginas
Literatura Brasileira: Quanto às questões de Literatura Brasileira, espera-se que o candidato apresente condições de compreender textos literários a partir das peculiaridades estéticas deste tipo de texto, assim como tenha visão histórico-estética dos estilos da época na literatura brasileira, do Barroco às expressões Contemporâneas.
3 História
História Geral: Idade Antiga: o legado cultural das civilizações clássicas (Grécia e Roma). Idade Média: os árabes, a feudalidade européia, a economia e cultura medievais e cultura medievais. idade Moderna: a expansão marítima. Renascimento. Reforma Protestante. Iluminismo. Independência dos EUA. Idade Contemporânea. Revolução Francesa. Império Napoleônico. Revolução Industrial. Imperialismo. I Guerra. Período entre guerras. II Guerra e o mundo pós-guerra. Atualidades.
História do Brasil: Pré-Colonial – as expedições e a exploração do pau-brasil. Colonial – Capitanias Hereditárias. Governo Geral. Invasões Estrangeiras. Entradas e Bandeiras. Conquista do território brasileiro. Economia da Colônia. Os movimentos de rebelião contra a Coroa. A família real no Brasil. A Revolução de 1817. império: Política interna e externa do Império. Economia do Século XIX. República: A proclamação. A República Velha. A Revolução de 1930. A Era de Vargas. A República de 1945-64. A República militar e a Nova República. Observação: Quando for pertinente explorar-se-á a parte regional, dando-se ênfase à História do Rio Grande do Norte.
Geografia: Geografia Geral do Brasil – posição geográfica do Brasil. Características climato-botânicas. Estudo da população brasileira, da população por países e da população por continente, suas origens étnicas, evolução distribuição e crescimento. Movimentos migratórios nacionais e internacionais. Aspectos culturais dos povos. o desenvolvimento econômico brasileiro e mundial. Exploração de recursos do solo, subsolo e fundo do mar. Fontes de energia. O desenvolvimento dos transportes e das comunicações no Brasil e

Relacionados