sderviço social

649 palavras 3 páginas
03
Desenvolvimento

O projeto de ação foi realizado em um espaço reservado onde os idosos conversassem, para expor suas idéias, discutir assuntos ainda não revelados na instituição. Com ajuda da Assistente Social, um dos pontos mais citados foi como chegaram à instituição, se foram levados ou se foram de livre vontade, se existem parentes que não viram há muitos tempo e se eles sabem o motivo do abandono por aqueles parentes que conviviam freqüentemente.
A realização deste projeto se justifica pela importância de promover momentos de integração e comunicação entre os idosos desta instituição.
Fizemos oficinas de artes como pintura, bordado, recorte de figuras de revistas , jornais e artesanato .Para buscar maior aproximação com os idosos, pois alguns assuntos eles não conseguem falar em grupo ou individualmente, com estas oficinas eles conseguem se expressar com gestos, atitudes e palavras.
Com este projeto de ação os idosos mostraram bastante motivação, fazer estes trabalhos, aqueles que não têm condição de falar ou mostrar alguma atitude os cuida dores e os técnicos de enfermagem fizeram com que eles participassem de tudo, pois não podiam ser excluídos dos diálogos e oficinas.
Enquanto as oficinas eram realizadas, íamos fazendo os relatórios com alguns dados coletados, para começar a fazer contato com os familiares ou responsáveis pelos os idosos.
Com estes encontros com os idosos, precisamos saber as necessidades de cada um, pois o objetivo deste é despertar confiança em si, no grupo e respeitar a individualidade.
Durante o estagio realizado na instituição foi observado que três idosas precisam de um atendimento diferenciando, devido negligência familiar, abandono pelo mesmo.
Pensamos então em trabalhar a socialização, no primeiro dia de dialogo, pois percebemos pouca interação entre as idosas ao longo das visitas, vimos que elas são comunicativas apenas com os funcionários da instituição e com os

Relacionados