Sde - simulação de estratégia

Páginas: 24 (5779 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
Manual do Participante - Fundamentação Teórica
SDE - Simulação de Estratégia
1. Introdução
Nesta etapa de preparação você poderá resgatar os principais conceitos que suportam a dinâmica do SDE e que estão relacionados às principais competências que você poderá desenvolver/ampliar nesta experiência. Você poderá navegar no menu ao lado e em seus submenus para examinar os conceitos sobre jogos deempresas, estratégia, análise competitiva e visão sistêmica. Considere que para uma participação adequada no jogo de empresas SDE é fundamental que você desenvolva compreensão e familiaridade com esses conceitos. Invista nisso!

2. Jogos de empresas
Os jogos e simulações ganham cada vez mais destaque no mundo corporativo e educacional. KEYS e WOLFE (1990), ao sumarizarem algumas tendências eprevisões sobre a utilização de jogos de empresas nesta última década do século XX, destacaram: a crença num expressivo crescimento de sua importância no desenvolvimento gerencial; a aceitação de laboratórios apoiados em jogos de negócios como principais ambientes de ensino para muitas escolas de administração; e também um expressivo crescimento da variedade, complexidade e sofisticação dos jogosde negócios, bem como de suas aplicações, tendo em vista o avanço tecnológico esperado. 2.1 Histórico Do ponto de vista histórico, encontramos em KEYS e WOLFE (1990) dados interessantes sobre a origem dos jogos de empresas. Atribui-se aos jogos de guerra, o de Wei-Hai criado na China, aproximadamente no ano 3.000 A.C., e o jogo Hindu Chaturanga, a ancestralidade direta dos jogos de empresas daatualidade. Nessa caminhada, a partir do século XVII, surgiram diversos jogos de guerra, em tabuleiros, com alguma similaridade com os precursores. Os mais destacados foram: o King’ s Game em 1664; o War Chess criado por Helwig em 1780; e o alemão New Kriegspeil criado por George Venturini em 1798. Os jogos de guerra foram, então, largamente utilizados no âmbito militar ao longo do tempo, com destaquepara a primeira metade deste século XX. No pós-guerra, inicia-se a transição das aplicações militares para a área de negócios. Em 1955, a Rand Corporation Game Monopolies cria uma simulação para o gerenciamento de estoques da força aérea americana. Em 1956, surge o "Top Management Decision" desenvolvido pela American Management Association, amplamente conhecido e destacado na literatura como oprimeiro jogo de empresas. No ano seguinte, 1957, dois destaques: o desenvolvimento para a empresa de consultoria McKinsey & Company do jogo "Business Management Game", por Greene e Andlinger, e a utilização, pela primeira vez em sala de aula, na University of Washington, do "Top Management Decison Game" desenvolvido por Schreiber.

2.2 Conceito, características e dinâmica Em sua essência, osjogos de empresas computadorizados são simulações de determinados processos decisórios dentro de determinados contextos empresariais. São considerados como técnica educacional na qual os participantes, geralmente agrupados em equipes, analisam e estudam diversos problemas e situações do modelo empresarial, simulando ciclos sucessivos de decisões e resultados. (ZOLL, 1969, citado por MARTINELLI, 1988)Nesse caso, a meta da simulação está ligada à superação dos problemas e à mudança dos resultados da organização. Por outro lado, o objetivo pedagógico da atividade está vinculado ao ganho de compreensão, pelos participantes, em relação aos princípios gerais que regem as relações entre os subsistemas da organização e desta com o ambiente. Qualquer atividade simulada deve ser desenvolvida numcontexto onde, dado um modelo constituído de um conjunto de variáveis inter-relacionadas, decisões alternativas podem acarretar diferentes resultados. Daí a importância da flexibilidade na tomada de decisões, mencionada anteriormente. A acumulação de conhecimentos úteis e de habilidades específicas, que é o objetivo do modelo de simulação, dependerá do grau de representatividade do modelo, da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simulação
  • Simulação
  • Simulação
  • simulação
  • Simulacao
  • Simulação
  • Simulação
  • SDE BACKUONLINE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!