sdadsa

461 palavras 2 páginas
Define-se dose letal, DL50, como a dose de uma substância que mata 50% de uma população testada. A dose letal é normalmente expressa em mg de substância por kg da massa corporal. Quanto menor for a dose letal de uma substância, maior será a sua toxicidade.
O efeito de estufa é um fenómeno natural que ocorre da seguinte forma: a radiação visível e parte da radiação ultravioleta, provenientes do Sol, atravessam a atmosfera e incidem na Terra aquecendo a sua superfície. Como resultado desse aquecimento a superfície terrestre emite energia sob a forma de radiação infravermelha (IV). Se não existissem gases com efeito de estufa (GEE), como o vapor de água ou o dióxido de carbono e outros, a radiação IV seria totalmente reemitida para o espaço. Só que os GEE, que deixam passar a radiação solar, vão absorver grande parte da radiação IV emitida pela Terra.
O triclorofluorometano (um CFC) é muito estável, mas este é precisamente o problema desse composto! As suas moléculas passam toda a troposfera sem sofrerem qualquer alteração química, chegando «intactas» à estratosfera, prontas a sofrer fotodissociação por acção das radiações ultravioletas do Sol e debitando nesta camada da atmosfera quantidades significativas de radicais livres CI. Estes, por sua vez, interagem com o ozono, consumindo-o.
A molécula de água, por exemplo, é angular porque os electrões não ligantes que estão no átomo central de oxigénio (dois pares) tendem a repetir («empurrar») os electrões da ligação O-H.
Já a molécula CO2 é linear pelos motivos opostos: não existem electrões não ligantes no átomo central, sendo a energia mínima da molécula para o estado linear, onde os átomos de oxigénio se encontram o mais afastado possível.
Valor n em AX
Geometria
Exemplo
4
Tetraédrica
CH4
3
Piramidal
NH3

Triangular plana
SO3
2
Angular
H2O

Linear
CO2

Compostos inorgânicos: sais, ácidos, hidróxidos e óxidos.
Os sais são compostos formados por iões.
A terminação «eto»nos iões negativos

Relacionados

  • sdadsa
    700 palavras | 3 páginas
  • sdadsa
    32033 palavras | 129 páginas
  • Sdadsa
    623 palavras | 3 páginas
  • Fisica
    274 palavras | 2 páginas