SD_ENEL_Exp01_2015_S2

1102 palavras 5 páginas
Sistemas Digitais
Curso de Engenharia Elétrica - ENEL NA2 VO
Prof. Alberto Antônio de Souza – Experiência 01 – 11/09/2015
Parte Teórica
1. Introdução
Os circuitos digitais podem ser agrupados em duas grandes categorias: os circuitos combinacionais (ou combinatórios) e os circuitos seqüenciais. Ambos os tipos são providos de um conjunto de entradas por onde os dados ou informações são introduzidos no circuito e um outro conjunto de saídas onde os resultados da função ou processamento realizado são apresentados.
Os circuitos combinacionais são aqueles que permitem prever o valor de suas saídas apenas em função da combinação presente na entrada do circuito. Utilizam como blocos construtivos básicos as Portas Lógicas (E, OU, NÂO E, Não Ou, OU EXCLUSIVO, etc). Serão estudados no presente experimento.
Os circuitos seqüenciais são circuitos em que o valor das saídas não depende apenas dos valores presentes na suas entradas, mas também da seqüência desses valores ao longo do tempo. Ou seja, possuem “memória” dos acontecimentos passados. Utilizam como blocos construtivos básicos os Flip-Flop’s (RS, D, JK, etc). Serão estudados em experimentos futuros.
2. Circuitos Combinacionais
Este tipo de circuitos pode ser descrito pelo modelo mostrado a seguir onde existem n entradas, p saídas e um conjunto de p funções de (no limite) n variáveis correspondentes às entradas.

Do ponto de vista físico, o circuito é constituídos por um conjunto de portas e as suas interligações que implementam as p funções.
Análise e Síntese de Circuitos Combinacionais
Quando se consideram os circuitos lógicos digitais os processos teóricos podem ser divididos em duas classes fundamentais:
Análise de circuito já existente
Síntese ou projeto de um circuito.
Para solucionar um problema anunciado, a análise fornece a relação entre os sinais de saída e entrada de um circuito existente. A síntese ou o projeto fornece um circuito que satisfaz a relação entre os sinais de saída e entrada, definidos pelo

Relacionados