SCRUM: Conceitos, Vantagens e Desvantagens

Páginas: 6 (1375 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
SCRUM: CONCEITOS, VANTAGENS E DESVANTAGENS¹
Douglas Augusto de Sousa Silva²
Elivânia Borges de Sousa³
Fernanda Alves Sá4
Williamys Moreira Saraiva5

Resumo
A proposta do artigo que será abordado tem como objetivo esclarecer as principais informações referidas a metodologia ágil- SCRUM, bastante enfatizada no gerenciamento de projetos de empresas que buscam rapidez e qualidade noresultado final.

Palavras- Chaves: Flexibilidade, Gerenciamento de projeto, Qualidade.

Abstract
The purpose of the article will be addressed aims to clarify key information referred Agile-SCRUM methodology, quite emphasized in project management companies seeking speed and quality of the final result. 
Key Words: Flexibility, Project Management, Quality.__________________________________________________________________________________
¹ Artigo produzido por acadêmicos de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Piauí para a disciplina de Introdução a Engenharia de Software.
² Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí.
³ Graduanda em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí.
4 Graduanda em Sistemas de Informação pelaUniversidade Federal do Piauí.
5 Graduando em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Piauí.

Introdução
A metodologia SCRUM, surgiu com a necessidade de uma nova maneira de trabalhar com gerenciamento software, devido às mudanças ocorridas na tecnologia da informação, e exigindo maior flexibilidade, agilidade e adaptação dos projetos à necessidades dos clientes. Seu objetivo éaumentar a produtividade de um determinado grupo de trabalho com a promessa de entrega rápida, flexível e com a maior qualidade possível, sem probabilidades de erros futuros.
Esta nova metodologia aplicada no processo de gerenciamento de software possui inúmeras vantagens, dentre elas um aumento significativo na produtividade, comunicação, cooperação. Essa metodologia traz consigo também algumasdesvantagens dentre elas está a falha no planejamento do escopo do software e não possui um prazo definido de entregar.
A sua principal área de atuação são em empresas de tecnologia de informação, porem qual grupo de pessoas com capacitação interdisciplina que necessite trabalhar juntas em prol de um objetivo comum.

Definição
SCRUM é definido como um framework dedesenvolvimento interativo e incremental simples e empírico para gerenciamento de projetos de software, dependente quase exclusivamente de rotinas de inspeção e comunicação das mudanças entre membros da equipe para desenvolvimento ágil de software.
O SCRUM é bastante objetivo, possuindo metas claras, equipe bem definida, flexibilidade e comprometimento. Isso permite a equipe ter uma visão exatados fatos ao longo do projeto e se necessário realizar os devidos ajustes visando alcançar seus objetivos.
O gerenciamento de projetos com SCRUM têm como foco o atendimento do negócio, que necessariamente traz maior valor de retorno de investimento ao cliente. Sua utilização é recomendada quando: o projeto precisar de um dinamismo, mudanças constantes ocorrerem, a complexidade e a incertezaaumentarem a invisibilidade do projeto.
Características:
Clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento;
Método ágil de gerenciamento de projetos;
Visibilidade e adaptação;
Flexibilidade – “Framework.”
Prioriza explicitamente o retorno de investimento;
Pequenos times auto – organizados;
Discursões diárias de status com a equipe;
Tem como objetivo de aumentar o índice de sucessos dosprojetos gerenciados de maneira tradicional;
Entregas frequentemente e intermediárias de funcionalidade 100% desenvolvidas
Locais e horas de trabalho devem ser energizadas no sentido de que “trabalhar horas extras”, não necessariamente significa produzir mais;
Foco na qualidade e não na quantidade.

Vantagens
Tendo como uma de suas principais características agilidade e flexibilidade, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vantagens e desvantagens do Scrum e RUP
  • Tecnologias: conceitos, vantagens e desvantagens
  • Análise de vibrações: conceitos, vantagens e desvantagens
  • Vantagens scrum
  • VANTAGENS E DESVANTAGENS
  • Vantagens e Desvantagens
  • Vantagens E Desvantagens
  • Vantagens e Desvantagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!