Script de Reconect

614 palavras 3 páginas
Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí
Universidade do Estado de Santa Catarina – CEAVI/UDESC
Disciplina: Fundamentos da Administração
Pedro Henrique Schatz Beninca
Ibirama, 15 de Março de 2014

1. As funções do Administrador:

Fayol define em seus conceitos 5 funções básicas de um administrador:
1. Previsão: Analisa o futuro e prevê recursos em função dele.
2. Organização: Proporciona todos os aspectos úteis para o funcionamento da empresa, dentro das características materiais e sociais.
3. Comando: Faz com que a organização funcione. Tem como objetivo alcançar o máximo aproveitamento dos empregados dentro dos interesses da empresa.
4. Coordenação: Harmoniza as atividades da empresa, facilitando o trabalho e o retorno com sucesso. Torna as ações sincronizadas e proporcionais, adaptando os meios aos fins almejados.
5. Controle: Verifica se tudo anda em conformidade com o planejamento prévio e as ações estabelecidas. O objetivo disso é localizar erros e fraquezas para corrigi-los e prevenir sua reincidência.

Para Urwick, existem 7 funções de um administrador: Investigação, previsão, planejamento, organização,coordenação, comando e controle. Contudo, Urwick apenas desdobrou o aspecto “Previsão” de Fayol em outros três: Investigação, previsão e planejamento.

2. Aplicação das funções de um administrador:

Pode-se aplicar as 5 funções de um administrador definidas por Fayol em vários segmentos do mercado, entre eles as instituições públicas. Neste caso, analisou-se os conceitos dentro de uma prefeitura.

Previsão: Analisar futuras ações, os possíveis problemas e riscos, como queda na arrecadação de impostos e gastos em determinadas épocas do ano, e traçar a partir dai a utilização dos recursos em função dessa previsão. Nesta etapa foca-se a definição dos objetivos, então as metas e meios para que as mesmas possam ser alcançadas seriam traçadas.
Organização: Criar uma estrutura consistente e organizada, definir os setores e seus

Relacionados

  • Final Cut
    32889 palavras | 132 páginas