scracht

308 palavras 2 páginas
Lista de Exercícios – BDTD

- Introdução à BI –

Prof. Ricardo Santos

Nome: _____________________________________________________ Nro:__________
1. A adoção de um software aplicativo destinado à produção de informação para a tomada de decisão pode ser considerada Business Intelligence (BI)? Justifique.
2. Desenhe o esquema básico de uma solução BI explicando, sucintamente, a função de cada componente.
3. É possível implementar uma solução BI em uma empresa que não possui um plano estratégico, com seus respectivos indicadores, bem definido? Justifique.
4. Existe alguma interação entre BSC e BI? Comente.
5. É possível o projeto e implementação de uma solução BI sem a existência de um DW? Se for possível, qual será a conseqüência?
6. É possível a criação de um DW cujos dados estejam organizados no modelo relacional? Se for possível, qual será a conseqüência?
7. É possível um Data Warehouse ser menor que um Data Mart? Justifique.
8. Qual é o impacto que um erro na definição da granularidade, na modelagem do DW, pode causar em uma solução BI?
9. O processo de carga é a etapa mais árdua em um projeto de BI. Em que consiste esta etapa e qual seria a conseqüência no resultado final do projeto se esta etapa for negligenciada? 10. A tecnologia OLAP é a principal tecnologia para produzir informação para tomada de decisão nas soluções BI. Quais são as principais características da tecnologia OLAP?
11. O que teria maior impacto no resultado final de um projeto de BI; o erro na seleção de uma ferramenta OLAP ou a negligência na modelagem do DW? Justifique.
12. Em um projeto de BI, o uso das tecnologias OLAP e Mineração de Dados são mutuamente exclusivos? Justifique.

Relacionados

  • Futebol: mitos, ídolos e heróis
    51267 palavras | 206 páginas