SCHWARZ, Roberto - 19 princípios

456 palavras 2 páginas
19 PRINCÍPIOS PARA CRÍTICA LITERÁRIA
Roberto Schwarz
1. Acusar os críticos de mais de 40 anos de impressionismo, os de esquerda de sociologismo,os minuciosos de formalismo, e reclamar para si uma posição de equilíbrio.
2. Citar em alemão os livros lidos em francês, em francês os espanhóis, e nos dois casos fora de contexto. 3. Começar sempre por uma declaração de método e pela desqualificação das demais posições. Em seguida praticar o método habitual (o infuso).
4. Nunca apresentar a vida do autor sem antes atacar o método biográfico. Vários acertos podem ser compensados por uma redação horrível.
5. Não esqueça: o marxismo é um reducionismo, e está superado pelo estruturalismo, pela fenomenologia, pela estilística, pela nova crítica americana, pelo formalismo russo, pela crítica estética, pela lingüística e pela filosofia das formas simbólicas.
6. Citar muito e nunca a propósito. Uma bibliografia extensa é capital. Apóie a sua tese na autoridade dos especialistas, de preferência incompatíveis entre si.
7. A argumentação deve ser técnica, sem relação com as conclusões.
8. Não esqueça: o marxismo é um reducionismo, e está superado pelo estruturalismo, pela fenomenologia, pela estilística, pela nova crítica americana, pelo formalismo russo, pela crítica estética, pela lingüística e pela filosofia das formas simbólicas.
9. Resolva sempre sem entrar no mérito da questão.
10. Para as questões de ontologia, Wellek; para as de forma Kayser,e ultimamente Todorov.
11. A psicanálise está menos superada que o marxismo, mas também é muito unilateral.
12. Não esqueça: o marxismo é um reducionismo, e está superado pelo estruturalismo, pela fenomenologia, pela estilística, pela nova crítica americana, pelo formalismo russo, pela crítica estética, pela lingüística e pela filosofia das formas simbólicas.
13. Afrânio Coutinho e os Concretistas introduziram a crítica científica no Brasil.
14. Publique longos resumos de livros sem importância, convença o

Relacionados