Schwannoma em soalho de boca: Relato de caso

544 palavras 3 páginas
O Schwannoma, também conhecido como Neurilemoma, é um tumor benigno, proveniente das células de Schwann. Estas células são originárias do tubo neural, fazendo parte do conjunto das células Glia, do sistema nervoso e tem por principal função, recobrir os axônios dos neurônios formando a bainha de mielina, atuando como isolantes elétricos e contribuindo para uma melhor condução dos estímulos nervosos. O Schwannoma pode ocorrer em qualquer fibra nervosa mielinizada e desenvolve-se a partir de uma proliferação desordenada das células de Schwann. (García De Marcos et al. 2004; Pfeifle et al. 2001).
A etiologia é considerada desconhecida, porém alguns estudos sugerem que o tumor é frequentemente encontrado em áreas susceptíveis a traumas, como a língua (Cohen M, Wang MB 2009; Sardinha SCS et al. 2005).
A lesão geralmente apresenta-se como um nódulo, de base séssil, superfície lisa, macio à palpação, tamanho variável (1-3 cm, em média), crescimento lento, e assintomático. Em alguns casos a dor e sensibilidade podem estar presentes, principalmente nos casos em que o crescimento tumoral causa compressão do nervo envolvido e das estruturas adjacentes, podendo ocorrer parestesia (Cohen M, Wang MB 2009)
Segundo Pfeifle et al. (2001) a prevalência dos Schwannomas, 25% estão localizados na região de cabeça e pescoço, sendo que nessa área cerca de 35% envolvem a boca e regiões peribucais.
Aproximadamente 1 – 12% ocorre na cavidade oral, tendo a língua como principal área acometida. Lesões intraósseas são raras e representam menos de 1% das neoplasias centrais, 44 casos relatados nos maxilares (Soares P, 2012).
Ao exame microscópico, observa-se uma lesão bem encapsulada e circunscrita. Possuem dois padrões histológicos característicos e é comum ambos estarem presentes na mesma lesão. O primeiro, chamado de padrão Antoni A, apresenta células fusiformes de Schwann, alinhadas paralelamente ou em paliçada, dispostas ao redor de áreas acelulares compostas de colágeno amorfo,

Relacionados

  • fisioterapia
    105317 palavras | 422 páginas
  • Consulta Rapida Metodos Diagnosticos 1Ed
    250806 palavras | 1004 páginas