SCHAPOSNKI

531 palavras 3 páginas
SCHAPOSNKI, Eduardo C.O estado, a economia e a integração. Política Estatal de Investimentos. Obstáculos detectados. Aspectos positivos da integração. Oportunidade para a integração. As teorias da integração e MERCOSUL: Estratégias. Florianópolis: Editora UFSC, 1997. Cap.5, 6, 7, 8,9, p.11-173.
O presente trabalho elude um breve fichamento de conteúdo sobre os capítulos 5, 6, 7,8 e 9 do livro: As teorias da integração e MERCOSUL: Estratégias do Eduardo C. Shaposnki.
O capítulo 5 trata-se do estado, a economia e a integração, esse capítulo está divido em cinco partes. A primeira parte trata da função do Estado nos países latino-americanos. O autor diz que organização administrativa da época colonial foi à única forma existente na região e ainda está presente, porém com algumas mudanças. Esse modelo administrativo não sofre alterações durante a independência das colônias. Os fazendeiros exerceram grandes influencias sobre poder do Estado; o autor expõe que: “Governava-se com critério de administrador de fazenda, como se administra uma economia privada”. O Estado se moderniza depois da grande crise de 30, adotando maiores mecanismos para administrar as falhas do setor privado, portanto a intervenção pública faz-se necessária no período de depressão econômica.
O segundo tópico retrata as modificações políticas e o papel do Estado. O autor destaque que o processo de mudanças na America Latina é lento, porém verificaram-se grandes avanços. O autor dá ênfase que é preciso governar proporcionando planos de desenvolvimento, e também explica que Comunidade Econômica Européia precisou de uma participação ativa do Estado em seu processo de integração.
O terceiro tema é sobre o estado e o desenvolvimento econômico. Schaposnki descreve que a intervenção estatal é maior nos países atrasados; e também cita que nos países atrasados existem duas forças que ajudam no desenvolvimento: as transnacionais e Estado. O autor cita Furtado para explicar que quando as empresas

Relacionados