scasca

563 palavras 3 páginas
1 Objetivo Temos como objetivo nessa prática testar a precisão de medidas de massas e volumes em diversas vidrarias utilizadas em laboratório, e comparar a eficácia entre elas. Mostrando assim as diferenças de medidas e a importância da precisão na medição química.

3 Materias e Reagentes

3.1 Materiais

Os matérias utilizados foram: balança semi-analítica, espátula, pincel, suporte universal, vidro relógio, garra, piseta, béquer de 50 ml, balão volumétrico de 50ml, proveta de 50 ml e bureta de 50 ml.

3.2 Reagentes

Foram utilizados os seguintes reagentes: água deionizada e carbonato de sódio de alto grau de pureza.

4 Procedimento Experimental

4.1 Medidas de Volume

Foram colocados e medidos 50 ml de água destilada em uma proveta com capacidade para 50 ml. Após este procedimento, todo líquido foi transferido para um balão volumétrico de 50 ml e constatou-se diferença na medição do volume contido no recipiente. Feito essa constatação o mesmo procedimento foi repetido com a colocação do líquido em um béquer e um balão de Erlenmeyer consecutivamente, ambos de 50 ml, e foram feitas as anotações necessárias para a constatação da diferença entre as medidas.
4.2 Medidas de Massa

Foi colocado um vidro relógio sobre a balança e feito sua tara. Utilizando uma espátula, carbonato de sódio (Na₂CO₃) foi adicionado sobre o recipiente e pesado em seguida. Após feito a devida anotação do valor indicado pela balança todo o cloreto de sódio foi transferido para uma segunda peça de vidro relógio, utilizando um pincel e espátula para a realização de tal procedimento. Assim, novamente seu peso foi medido pela balança e feito o registro desta medição.
5 Discussão dos Resultados

5.1 Medidas de Volume

Com a realização dessa prática pode-se comprovar a existência de variação nas medições volumétricas em dependência da vidraria utilizada. Quando colocados 50 ml de água na proveta e feita sua transferência

Relacionados

  • scascas
    606 palavras | 3 páginas