Scapuite

3063 palavras 13 páginas
2. Estratégias de Comunicação
Cada ferramenta de comunicação possui uma característica particular e atua como um amplificador que entrega a mensagem da empresa aos ouvidos do público-alvo, que pode chegar com maior ou menor intensidade e com mais ou menos ruído.
Os ruídos acontecem quando várias empresas utilizam o mesmo amplificador (share of voice), o que significa que a voz da empresa expressa por uma campanha deve ser transmitida de forma preeminente e criativa (stopping power) para se sobressair (breakthrough the clutter) a dos seus concorrentes, que muitas vezes estão investindo mais dinheiro (share of investment) e acabam por alcançarem um número maior de clientes (reach) e também com maior frequência (frequency).
Assusta? - Não se preocupe. Os jargões e termos sofisticados em inglês só servem para consultores e agências venderem complexidades.
A estratégia de comunicação é desenvolvida agrupando um conjunto de ferramentas que apresentam a melhor afinidade possível com o público-alvo que se deseja atingir. É importante compreender e mapear as mídias que tem melhor possibilidade de estabelecer pontos de contato com o cliente.
Exemplo :
1. Acorda pela manhã e liga o rádio na estação de notícias
2. Dirige até o trabalho ouvindo rádio, numa via com muitos outdoors;
3. Chega ao trabalho e acessa o site de Notícias e Saúde;
4. Lê seu jornal preferido;
5. Dá uma olhada na sua revista semanal e mensal que carrega na sua pasta;
6. Checa seu e-mail pessoal;
7. Abre sua correspondência com várias malas diretas de diferentes empresas;
8. Volta do trabalho pela mesma via com outdoors, só que agora ouve música;
9. Chega em casa, liga TV para ver o jornal e assistir novela;
10. Depois da novela, vai ao cinema.
O objetivo é simples. Comunicar de forma eficiente e abrangente a proposta de valor da empresa expressada pela marca e materializada por seus produtos e serviços. Para garantir o sucesso que deve ser medido pelo reconhecimento da marca

Relacionados