sbjetividade

511 palavras 3 páginas
8° Observação
Local: Braz (São Paulo)
Data: 11/10/2014
Inicio: 16h00min
Termino: 17h00min
Ao chegarmos na estação da luz fomos até o Braz, tivemos essa decisão para chegarmos próximo ao stress que a Grande São Paulo proporciona ao cotidiano dessa população que provavelmente possam estar acostumados a enfrentar diariamente. A impressão é de estar em um lugar que também está num desenvolvimento social, é como se estivéssemos em uma grande periferia que possuíssem prédios ao seu entorno, as ruas danificadas e um congestionamento que não fluía, residências que possuíam aparência humilde do lado de estabelecimentos que poderiam ser reconhecidos por sua estrutura externa.
Observando o local me deparo primeiramente com um fato que me parece desigual, enfrente as diversas lojas existentes no local há muitos vendedores ambulantes, vendendo todo o tipo de produto no qual possamos imaginar.
Enquanto existem produtos em vitrine que recebem um certo cuidado com a higienização e a aparência do produto, do lado de fora sobre as calçadas a realidade é totalmente diferente, sob lonas estão estampadas no chão, e ali os produtos são vendidos e consumidos.
O movimento é incrivelmente intenso, e nos caminhos ao qual passamos avistamos vendedores de outro país, onde fiz a suposição que poderiam ter vindo de Moçambique país da costa sudeste do continente Africano ou até mesmo do Haiti, fiquei me perguntando o que pode ter acontecido,fazer com que eles vinhessem para o Brasil a buscarem um modo de vida em nosso país.
Obtenho a seguinte questão, provavelmente o país de suas origens por conta de uma gestão politica e economica não fortalecida, possa não lhes oferecer condições reais de desenvolvimento e sobrevivencia para essa população de estrangeiros ao qual estávamos a observar.
A partir deste raciocínio compreendi que a exclusão é capaz de nos afastarmos até mesmo da nossa própria patria e cultura á buscarmos uma estrutura que nos dê suporte sobre as nossas necessidades

Relacionados

  • Sbjetividade
    7757 palavras | 32 páginas
  • Diteito civil
    1038 palavras | 5 páginas
  • Libras
    1820 palavras | 8 páginas
  • Arte
    4898 palavras | 20 páginas