Saúde e qualidadedade de vida

863 palavras 4 páginas
Conceito de Saúde e Qualidade de Vida
Saúde é algo onde o papel de cada indivíduo, de cada pessoa é fundamental. É antes de tudo uma sucessão de compromissos que se assume com a realidade, e que se mudam se reconquistam, se redefinem, que se perdem e que se ganham.
Na concepção atual da OMS, a saúde não é apenas ausência de doença, e sim, a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Assim, a saúde é compreendida como recurso que permite às pessoas manter uma vida individual, social e economicamente produtiva.
Essa amplitude no conceito suscitou críticas do especialista Dejours, “tenderíamos a dizer que a saúde é antes de tudo um fim, um objetivo a ser atingido. Não se trata de um estado de bem-estar, mas de um estado do qual procuramos nos aproximar, é como se o estado de bem-estar social, psíquico fosse um estado estável, que uma vez atingido, pudesse ser mantido. No entanto, destaca que esta ciência relata a instabilidade, ou melhor, que o organismo não se encontra num estado estável, mas sim a todo tempo está em mudança.”
Entretanto, existem fatores que impactam na saúde e qualidade de vida do indivíduo, como, o estilo e ritmo de vida impostos pela cultura, a modalidade da organização do trabalho, a vida nos grandes centros urbanos, a noção atual de tempo e espaço, entre outros.
Falar de qualidade de vida nos remete ao grau de satisfação encontrado nas diversas esferas da vida – família, amorosa, social e ambiental. A busca por uma melhor qualidade de vida nos remete a busca da felicidade, essa busca incessante direciona nossas ações a “receita de como ter uma vida melhor”.
No que tange a uma compreensão subjetiva, destaca-se a Bioética, que pautada no conceito de autonomia, entende a qualidade de vida como algo intrínseco ao indivíduo, ou melhor, só possível de ser avaliada pelo próprio sujeito. Essa também é a concepção defendida pela OMS, que destaca a qualidade de vida como ”a percepção do indivíduo sobre a sua posição na vida, no

Relacionados