sauvação

1738 palavras 7 páginas
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ROMANO

Os romanos, assim como os gregos, não valorizavam o trabalho manual: separavam a direção do trabalho do exercício deste. Seus estudos são essencialmente humanistas, entendendo-se a humanitas (tradução de paidéia) como aquela cultura geral que transcende os interesses locais e nacionais. Os romanos queriam universalizar a sua humanitas, o que acabaram por conseguir através do cristianismo. A humanitas era dada na escola do "gramática", que seguia as seguintes fases:
- ditado de um fragmento do texto, a título de exercício ortográfico;
- memorização do fragmento;
- tradução do verso em prosa e vice-versa;
- expressão de uma mesma idéia em diversas construções;
- análise das palavras e frases;
- composição literária.
Assim se instruíam as elites romanas. Os escravos, sem nenhuma instrução e ainda mais numerosos do que na Grécia, eram tratados como objetos. Sobre eles recaía toda a produção material da existência das elites. A sociedade era composta de grandes proprietários - os patrícios, que monopolizavam o poder e de plebeus - pequenos proprietários que, apesar de serem livres (ao contrário dos escravos), eram excluídos do poder.
Através das conquistas, os romanos impuseram o latim a numerosas províncias. Na época áurea do Império, existia um sistema de educação com três graus clássicos de ensino:
a) as escolas do ludi-magister, que ministravam a educação elementar;
b) as escolas do gramático, que correspondiam ao que hoje se chama ensino secundário;
c) c) os estabelecimentos de educação superior, que iniciavam com a retórica e, seguidos do ensino do Direito e da Filosofia, se constituíam numa espécie de universidade.
O Império romano também conquistou a Grécia, que transmitiu sua filosofia da educação aos romanos.
Roma teve muitos teóricos da educação. CATÃO (234-149 a.c.), chamado "O Antigo", distinguiu-se sobretudo pela importância que atribuía à formação do caráter; MARCO TERÊNCIO VARRÃO (116-27 a.c.), foi

Relacionados

  • Segurança
    4651 palavras | 19 páginas
  • Reposição hormonal na menopausa
    44357 palavras | 178 páginas
  • thiago silva
    122347 palavras | 490 páginas